Prece inicial
Primeiro momento: realizar a dinâmica Balões e Palitos.
Segundo momento - questionar:
Por que correram para estourar os balões dos outros?
Após terem estourado o meu balão, saí estourando os balões dos outros?
O que representa a bala? O prêmio, a conquista de algo bom.
E o que representa o palito? Nossas tendências, a violência, a disputa.
Costumamos agir movidos pelo egoísmo? Por quê? Muitas vezes, ainda pensamos exclusivamente em nós, sem nos preocuparmos com o bem-estar alheio.
Terceiro momento: distribuir a questão 913 de O Livro dos Espíritos, para comentários. Posteriormente, colar a questão no caderno.
913. Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical?
“Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo. Daí deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. Por mais que lhes deis combate, não chegareis a extirpá-los, enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes destruído a causa. Tendam, pois, todos os esforços para esse efeito, porquanto aí é que está a verdadeira chaga da sociedade.
Quem quiser, desde esta vida, ir aproximando-se da perfeição moral, deve expurgar o seu coração de todo sentimento de egoísmo, visto ser o egoísmo incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Ele neutraliza todas as outras qualidades.”
Quarto momento: mostrar um cartaz ou escrever no quadro a seguinte frase, abrindo para comentários:
“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.” ESE Cap XVII, item 4 - Os Bons Espíritas
Quinto momento - atividade: distribuir exemplares de O Livro dos Espíritos, para ser utilizado na resolução das questões. Se não houver livros suficientes, a atividade pode ser feita em duplas, ou ser distribuída a questão 919 junto com a folha de perguntas.
Clique aqui para ver sugestões de perguntas.
Clique aqui para imprimir a questão 919 de O Livro dos Espíritos.
Sexto momento: comentar as respostas dadas pelos evangelizandos, visando uma reflexão sobre as suas atitudes como estudantes da Doutrina Espírita – o que já melhoraram e o que perceberam que precisam modificar em si mesmo.
Prece de encerramento
Sugestão: terceiro ciclo.