Objetivo: a bondade é uma virtude que precisa ser cultivada em nossas atitudes e em nosso coração. Deve ser exercida com todas as pessoas, indistintamente.
Prece inicial
Primeiro momento: iniciar a aula (sem falar nada sobre o que irão aprender) dizendo que irão fazer uma brincadeira. Comandos da evangelizadora:
Distribuir um pirulito para cada evangelizando, e dizer: “vocês não devem comer ele agora, antes vamos brincar. Todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido para frente. Lembrá-los: NÃO PODE DOBRAR O BRAÇO, NUNCA! Mas pode-se levar ele para a direita e para a esquerda, mas lembre-se sem dobrá-lo, a mão esquerda fica livre.”
Vamos brincar? Comandos da evangelizadora:
Desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo), podendo utilizar a mão esquerda. Cada criança deve colocar o papel na lixeira.
Agora podem chupar o pirulito, mas lembre-se NÃO PODE DOBRAR O BRAÇO.
Aguardar até que alguém tenha a iniciativa. A solução é única: OFERECER O PIRULITO PARA A PESSOA AO LADO! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Dar um tempo, se nenhuma criança tomar a iniciativa, a evangelizadora pode ir dando dicas, após todos conseguirem, deixar que se sentem e começar uma conversa.
Comentários da evangelizadora: as crianças não tomaram a iniciativa, focaram em chupar o pirulito, muitas vezes o pirulito tocava no colega, mas elas não se davam conta, até que dei uma dica, “movimentem para um lado e para o outro, o que podemos fazer?”, ai a pequena Lia, disse “ahhh, Ian me dá o teu que te dou o meu”, e todos trocaram os pirulitos.
Questionar as crianças:
Como foi a brincadeira?
Foi difícil compreender que a melhor escolha era oferecer o pirulito ao amigo? Como você teve essa ideia (se alguma criança tomou a iniciativa)?
Será que como nessa brincadeira do pirulito, em nossas vidas também precisamos dos outros? Pedir exemplos: nossa mãe que nos cuida, nosso pai que nos protege, a professora que ensina, o amigo que alegra, o irmão que está sempre ao nosso lado...
Então sobre o que estamos falando? Sobre a bondade, a bondade é uma virtude ensinada por Jesus, onde Ele nos dizia que sempre deveríamos agir com delicadeza e amor, sem agredir. Ser bondoso é ajudar, amparar e respeitar todas as pessoas. A bondade deve ser exercida sempre para se tornar um hábito. É através da bondade que podemos olhar as dificuldades de nossos amigos e tentar auxiliar, dentro das nossas possibilidades.
Quando falamos em bondade, podemos lembrar de que? DEUS, vocês sabem como Ele é bom para nós? Ele nos deu um corpinho, olhos lindos para vermos a sua criação, ouvidos que escutam, boquinhas que comem, falam, riem... Ele é tão bom conosco que nos deu uma família que nos ama e que também amamos, e não podemos esquecer de nossos amigos que são muito especiais pra nós. Deus, com sua bondade, criou o planeta Terra, cheio de flores, árvores, animais, lagos, rios, oceanos e pessoas para nos auxiliarem em nossa evolução.
Fazer o bem não é somente ser caridoso, mas ser útil quando necessário, por isso devemos auxiliar SEMPRE que possível: nossos pais, irmãos, amigos, tios, avós, etc e quando não sabemos como ajudar, pedir que nos ensinem.
Segundo momento: contar uma história muito especial, ela se chama O Agradecimento da flor. Utilizar o tapete contador de histórias (todos sentam no tapete e os materiais são utilizados neste espaço). Fazer uso de imagens: SOL, VENTO, FLOR, NUVEM.
A evangelizadora deve comentar com as crianças:
A florzinha educadamente agradeceu os elementos da natureza por terem ajudado quando estava doente, e eles lhe informaram que ela deveria agradecer a Deus, por sua recuperação, pois se não fosse Ele, através de sua BONDADE, avisando que ela precisava de ajuda, ela estaria bem doentinha ainda.
A florzinha percebeu o verdadeiro responsável pela sua vida, ela agradeceu da melhor forma que alguém poderia agradecer: oferecendo o que tem de melhor! O seu perfume!
Devemos agir como a flor, isto é, oferecendo o melhor de nós aos outros. Oferecendo o nosso perfume! (adaptado por Raquel do blog Evangelização Espírita).
Terceiro momento atividade: assim como a florzinha fez, nós também iremos agradecer a Deus, da melhor forma possível, iremos fazer um cartão com muitas flores, mas devemos fazer o cartão mais bonito que pudermos, e dar para o colega que bondosamente nos deu o pirulito, retribuindo a ele por toda a bondade que teve para conosco. Obs.: o cartão será dobrado ao meio, as crianças devem ser livres para criarem, ao final cada uma deve borrifar perfume em seu cartão.
Clique aqui para ver o modelo do cartão.
Prece de encerramento
Sugestão: Jardim.
Aula enviada pela evangelizadora Raquel, do Grupo Espírita Amigos de Chico, situado em Santo Ângelo, RS..