Boas maneiras – boa educação


         Prece inicial

         Primeiro momento: contar a história As Palavras Mágicas.

         Obs.: sugere-se que a história seja contado utilizando-se de desenhos de pessoas colados em palitos de picolé. Na parte que fala... distribuíram por toda a casa bilhetinhos coloridos, com situações em que as palavras mágicas devem ser usadas. O evangelizador deverá fazer plaquinhas com as mensagens dos bilhetes e colar em um cartaz ou em uma maquete.

         Segundo momento: comentar que, na história, Antonia ensinou para a prima Elisa, as palavras mágicas. E vocês conhecem as palavras mágicas? Quem ensinou? Costumam usar? Onde? Em que situações?.

         Pedir que citem exemplos de situações que usam as palavras mágicas:.

          * Na família.

          * Na escola.

          * Na evangelização.

          * Com os amigos.

          * Na rua.

         Terceiro momento: momento da vivência.

         Encenar situações praticas de utilização das palavras mágicas.

          * Pedir emprestado o estojo, o lápis do colega e outros materiais disponíveis.

          * Levar um pacote de balas e solicitar que um evangelizando distribua aos colegas.

          * Sair da sala e entrar, pedindo licença e não pedindo.

          * Simular uma situação em que possa pedir desculpa a um evangelizando.

         Obs.: estas vivências fazem com que a criança perceba a diferença nos relacionamentos, quando usamos as palavras mágicas.

         Quarto momento: tecer alguns comentários acerca de como demonstrar boa educação em situações cotidianas:

          * Como pedir para ir ao banheiro? Não precisa contar o que vai fazer no banheiro.

          * Não cutucar o nariz na frente de outras pessoas. Deve-se ir ao banheiro assuar o nariz.

          * Não interromper a conversa de outras pessoas. Saber esperar a sua vez de falar.

          * Quando quiser falar, interrompendo a professora, deve erguer o dedo.

          * Colocar a mão na boca quando tossir.

          * Pedir desculpa se arrotar.

          * Na hora do lanche, importante agradecer a Deus verbalmente ou mentalmente pelo alimento recebido.

          * Mastigar de boca fechada.

          * Cumprimentar as pessoas, bom dia, boa tarde, boa noite, de preferência com um sorriso (esta atitude deve ser usada na família, na escola, com empregados, nas lojas e outros lugares públicos).

          * Agradecer quando se ganha um presente, mesmo quando não gosta muito do que foi ganho.

          * Meninos e meninas não devem urinar na rua ou em qualquer lugar que não seja o banheiro. Sempre usar o banheiro.

          * Não furar a fila, esperar a sua vez.

          * Não apontar os erros dos outros, comentando com outras pessoas.

          * Falar baixo, pois quando se está perto um do outro, é possível escutar, não é preciso gritar.

          * Não fazer brincadeiras de bater, dar tapa, pegar o material do colega, dizer palavrão.

          * Jogar o lixo na lixeira ou guardar no bolso até encontrar uma lixeira.

         Quinto momento: comentar que as pessoas gostam de tratar com crianças bem-educadas e amorosas. A boa educação, o uso das palavras mágicas, facilita os relacionamentos entre as pessoas, abrindo portas para que aconteçam coisas boas em nossa vida. Criança educada é sempre lembrada com carinho.

         Lembrar que boas maneiras, bons modos, são regras muito simples, que tornam o nosso dia a dia mais fácil e feliz.

         Desculpe, Por favor, Com licença, Obrigado (a) são chamadas palavras mágicas porque nos ajudam a viver melhor.

         Sexto momento: assistir o PPS Palavras Mágicas, com a interação dos evangelizandos, que devem explicar o que está acontecendo na imagem e qual palavra mágica pode ser usada naquela situação.

         Sétimo momento: passar o vídeo disponível no You Tube – A turma do Seu Lobato, Palavrinhas mágicas, Composição de Dany Junior. Distribuir a letra da música, incentivando que todos cantem e participem do momento.

         Oitavo momento: clique aqui para ver a atividade. No centro do desenho solicitar que as crianças se desenhem ou distribuir adesivos de crianças para que eles colem. A ideia é que o desenho ou adesivo represente eles.

         Prece de encerramento

         Sugestão: primeiro ciclo.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]