Prece inicial
Primeiro momento: contar a história As Palavras Mágicas.
Obs.: sugere-se que a história seja contado utilizando-se de desenhos de pessoas colados em palitos de picolé. Na parte que fala... distribuíram por toda a casa bilhetinhos coloridos, com situações em que as palavras mágicas devem ser usadas. O evangelizador deverá fazer plaquinhas com as mensagens dos bilhetes e colar em um cartaz ou em uma maquete.
Segundo momento: comentar que, na história, Antonia ensinou para a prima Elisa, as palavras mágicas. E vocês conhecem as palavras mágicas? Quem ensinou? Costumam usar? Onde? Em que situações?.
Pedir que citem exemplos de situações que usam as palavras mágicas:.
* Na família.
* Na escola.
* Na evangelização.
* Com os amigos.
* Na rua.
Terceiro momento: momento da vivência.
Encenar situações praticas de utilização das palavras mágicas.
* Pedir emprestado o estojo, o lápis do colega e outros materiais disponíveis.
* Levar um pacote de balas e solicitar que um evangelizando distribua aos colegas.
* Sair da sala e entrar, pedindo licença e não pedindo.
* Simular uma situação em que possa pedir desculpa a um evangelizando.
Obs.: estas vivências fazem com que a criança perceba a diferença nos relacionamentos, quando usamos as palavras mágicas.
Quarto momento: tecer alguns comentários acerca de como demonstrar boa educação em situações cotidianas:
* Como pedir para ir ao banheiro? Não precisa contar o que vai fazer no banheiro.
* Não cutucar o nariz na frente de outras pessoas. Deve-se ir ao banheiro assuar o nariz.
* Não interromper a conversa de outras pessoas. Saber esperar a sua vez de falar.
* Quando quiser falar, interrompendo a professora, deve erguer o dedo.
* Colocar a mão na boca quando tossir.
* Pedir desculpa se arrotar.
* Na hora do lanche, importante agradecer a Deus verbalmente ou mentalmente pelo alimento recebido.
* Mastigar de boca fechada.
* Cumprimentar as pessoas, bom dia, boa tarde, boa noite, de preferência com um sorriso (esta atitude deve ser usada na família, na escola, com empregados, nas lojas e outros lugares públicos).
* Agradecer quando se ganha um presente, mesmo quando não gosta muito do que foi ganho.
* Meninos e meninas não devem urinar na rua ou em qualquer lugar que não seja o banheiro. Sempre usar o banheiro.
* Não furar a fila, esperar a sua vez.
* Não apontar os erros dos outros, comentando com outras pessoas.
* Falar baixo, pois quando se está perto um do outro, é possível escutar, não é preciso gritar.
* Não fazer brincadeiras de bater, dar tapa, pegar o material do colega, dizer palavrão.
* Jogar o lixo na lixeira ou guardar no bolso até encontrar uma lixeira.
Quinto momento: comentar que as pessoas gostam de tratar com crianças bem-educadas e amorosas. A boa educação, o uso das palavras mágicas, facilita os relacionamentos entre as pessoas, abrindo portas para que aconteçam coisas boas em nossa vida. Criança educada é sempre lembrada com carinho.
Lembrar que boas maneiras, bons modos, são regras muito simples, que tornam o nosso dia a dia mais fácil e feliz.
Desculpe, Por favor, Com licença, Obrigado (a) são chamadas palavras mágicas porque nos ajudam a viver melhor.
Sexto momento: assistir o PPS Palavras Mágicas, com a interação dos evangelizandos, que devem explicar o que está acontecendo na imagem e qual palavra mágica pode ser usada naquela situação.
Sétimo momento: passar o vídeo disponível no You Tube – A turma do Seu Lobato, Palavrinhas mágicas, Composição de Dany Junior. Distribuir a letra da música, incentivando que todos cantem e participem do momento.
Oitavo momento: clique aqui para ver a atividade. No centro do desenho solicitar que as crianças se desenhem ou distribuir adesivos de crianças para que eles colem. A ideia é que o desenho ou adesivo represente eles.
Prece de encerramento
Sugestão: primeiro ciclo.