Boas maneiras III


         No maternal os evangelizandos possuem 3 e 4 anos de idade, alguns ainda não estão familiarizados com atividades em grupo por não estarem adaptados na escola ou por estarem iniciando a educação infantil.

         Utilizamos com êxito um método lúdico de disciplina utilizando paineis com ilustrações em EVA e regrinhas para o funcionamento das aulas. No primeiro ano criamos a “Árvore das boas maneiras”, no segundo ano foi o “Laguinho das boas maneiras” e este ano utilizaremos a "Floresta das boas maneiras".

         Material utilizado:

          TNT para painel de parede

          EVA para montar paisagem de floresta

          Papel ofício para fazer plaquinhas com as regras

          Cola quente

          Barbante

          Velcro cortado em pedacinhos para mover os personagens ou objetos do painel

         Clique aqui para conhecer a “Floresta das boas maneiras”.

         Clique aqui para conhecer o cartaz que identifica nossa sala.

         Prece inicial

         Primeiro momento: colar o painel da “Floresta” na parede da sala sem as regras. Explicar para as crianças que o painel estará conosco durante todo o ano para nos ensinar coisas muito legais.

         Segundo momento: contar uma história onde a árvore da floresta é o personagem principal. Explicar que às vezes essa árvore está muito feliz (então colocamos a boquinha sorridente) e às vezes a árvore fica triste (trocar a boquinha e colocar a expressão triste).

         Perguntar às crianças se elas sabem quando e por que as pessoas ficam tristes ou alegres. Eles adoram contar situações que vivenciaram, aproveitar para explicar que para as pessoas viverem felizes e em paz é necessário respeitar algumas regrinhas.

         Ir grudando com o velcro os sapinhos na lagoa, a medida que fala de cada uma das regras, explicando a importância do cumprimento de cada uma delas para o bom funcionamento da aula.

         Mas o que acontece quando as regras não forem respeitadas? Primeiro o evangelizando será avisado que está descumprindo o combinado, e terá uma chance de melhorar. Caso não adiante a advertência, o sapinho que corresponde à regra quebrada vai sair da Lagoa e a árvore ficará triste (boquinha triste) até que a regra volte a ser respeitada.

         O resultado é muito positivo, pois as crianças se esforçam para que o painel fique alegre novamente, aprendendo desde cedo e de forma concreta que a Lei de Causa e Efeito atua tanto quando agimos no bem, trazendo consequências boas, ou quando agimos incorretamente, resultando em algo ruim.

Sugestões de regras:

CONCENTRAÇÃO DURANTE A PRECE JOGAR O LIXO NA LIXEIRA
OUVIR A HISTÓRIA COM ATENÇÃO PALAVRINHAS MÁGICAS: POR FAVOR E MUITO OBRIGADO
COM LICENÇA DESCULPE-ME
SABER ESCUTAR RECOLHER O MATERIAL DEPOIS DE USAR

         Terceiro momento: contar a historia As palavras mágicas ou outra sobre boas maneiras.

         Prece de encerramento

         Sugestão: maternal.

         Evangelizadoras: Amália, Carina, Mara e Potira

         


[Aulas]    |    [Imprimir]