Prece inicial
Primeiro momento:
pedir aos evangelizandos que imaginem que eles estão em uma enorme loja, onde é possível comprar tudo o que desejam, apenas escrevendo no papel previamente distribuido a cada um. Oportunizar dois minutos para que eles concluam a tarefa.
Segundo momento:
contar a história "Mãe me dá um celular".
Para o 1º Ciclo contamos a história em forma de teatro, onde uma evangelizadora fez o papel da mãe e a outra da filha. Fizemos uma lista prévia de coisas da moda que as crianças gostariam de ter (pode-se pedir sugestões de brinquedos, roupas, sapatos, tênis, jogos, computador, internet, celular, canetas aromáticas e material escolar mais freqüentemente pedidos pelas crianças da idade dos evangelizandos, pois os interesses mudam de acordo com a idade e a época que a infância acontece). As mães são "especialistas" em fazer essas listas.
Terceiro momento:
conversar com as crianças sobre a história, usando os seguintes questionamentos:
- A TV incentiva o consumo? Por quê? (Sim, pois passa a falsa idéia de que precisamos de coisas que não são importantes ou necessárias para nossa vida.)
- Desejamos coisas só porque os outros têm? (Roupas de marca, celular, jogos, tênis, mochilas entre outras coisas.)
- As coisas materiais são importantes? Por quê? (É preciso dinheiro para viver, para manter-se materialmente.)
- Por que algumas pessoas têm muito dinheiro e outras nem tanto? (Reencarnamos ricos ou pobres para aprender e evoluir, de acordo com a necessidade daquela existência.)
- Deus gosta mais de quem tem mais dinheiro? (Não. Deus ama todos seus filhos igualmente. As pessoas devem ser valorizadas por suas virtudes e não pelo que possuem materialmente.)
- É necessário ter muito dinheiro para ajudar alguém? (Não. Podemos doar amor, atenção, respeito, boas energias, uma prece, entre outras coisas.)
Quarto momento:
pedir que eles revejam a lista que escreveram, cortando os itens, como fez a garota da história, a partir dos seguintes critérios (devem ser riscados na ordem indicada abaixo, passando para o item seguinte apenas quando já tiver riscado o anterior, a fim de facilitar a visualização do objetivo final).
1 - Coisas muito caras ou que sabem que os pais não podem comprar;
2 - Coisas que possuem ou não tem utilidade real;
3 - Coisas que querem ter apenas porque os amigos ou os colegas têm;
4 - Coisas que desejam apenas porque está na moda.
Quinto momento:
pedir que eles colem a lista no caderno e, em seguida, escrevam a seguinte pergunta:
QUAIS SÃO OS BENS MAIS IMPORTANTES QUE POSSUÍMOS?
A resposta deve ser BENS ESPIRITUAIS, ou seja, as qualidades que desenvolvemos, as boas ações que praticamos, o conhecimento que adquirimos, o afeto que temos pelos amigos e familiares.
Lembrar que os bens materiais são passageiros e que os bens espirituais permanecem. Pedir então que escrevam vários bens espirituais que já possuem ou que gostariam de possuir, colando abaixo da lista anterior. Lembrar que nunca possuimos virtudes em excesso e que não é necessário dinheiro para adquiri-las, mas sim boa vontade, determinação e esforço individual.
Sugestões de bens espirituais:
perdão, paciência, harmonia, confiança, estudo, bondade, gratidão, alegria, bom humor, sensibilidade, desapego, educação, lealdade, entusiasmo, doçura, paz, carinho, responsabilidade, fé, humildade, simplicidade, cooperação, prece, trabalho, respeito, calma, coragem, sinceridade, justiça, amor, honestidade.
Sexto momento:
opcional, caso sobre tempo ou como Tarefa de Casa: Caça-palavras ou Cruzadinha.
Clique aqui para ver sugestão de Caça-Palavras.
Clique aqui para ver sugestão de Cruzadinha (pode ser adaptada, colocando mais letras como dicas, a fim de facilitar a atividade - conforme a idade das crianças).
Sugestão:
Segundo e terceiros ciclos.
Prece de encerramento