Auto-estima


         Prece inicial

         Primeiro momento: contar a história Ser diferente.

         Segundo momento: conversar com os evangelizandos.

          É importante gostar de si mesmo? Por quê?

          Cada um tem o corpo físico ideal em cada existência para aprender as coisas que se propôs. Assim, o leão deveria fazer novos amigos, a girafa aprender a não falar mal dos outros, o veado a ser mais alegre e se aceitar como era.

          Qual é o animal mais belo? Cada animal tem a sua beleza e importância, juntos compõe a natureza que é perfeita e foi criada por Deus.

          E nós? Nos aceitamos como somos? Ou agimos como os animais da história? Não esperar respostas, pedir que eles reflitam.

          É importante na vida de uma pessoa as atitudes boas que pratica e os sentimentos positivos que desenvolve (como amor, respeito, amizade) e o esforço que faz para superar os defeitos morais que possui (fofoca, mentira, preguiça).

          Devemos sempre nos comparar a nós mesmos (como éramos há algum tempo) e nunca nos compararmos aos outros, pois cada um tem sua caminhada.

         Terceiro momento - atividade: fazer um porta-retrato (uma cartolina retangular colorida e outra menor que sirva de suporte, mantendo o porta-retrato em pé). Pedir que cada evangelizando se desenhe e escreva sentimentos e atitudes positivas que já pratica, valorizando aquilo de bom que cada criança já possui. Também pode escrever: Eu sou especial (ou Eu sou legal).

         Prece de encerramento

         Sugestão: primeiro ciclo.

         

[Aulas]    |    [Imprimir]