Aula inicial - Terceiro ciclo


         Prece inicial

         Primeiro momento: dar boas-vindas a todos; elogiar os evangelizandos por estarem ali no primeiro dia de aula, visto que poderiam ter escolhido estarem no shopping, na casa de um colega, em uma festa ou até mesmo em casa jogando vídeo-game, assistindo a um filme ou fazendo nada. Dizer que isso demonstra o interesse de estarem dispostos a receber os ensinamentos de Jesus. Se alguém disser que veio porque os pais ou responsáveis os obrigaram, argumentar que com certeza foi a melhor opção, mesmo que não percebam isso agora. Os pais que fazem questão que eles participem das aulas de evangelização, são pais que os amam muito, e querem o melhor para eles, que sejam felizes e façam boas escolhas.

         Segundo momento: o evangelizador deve fazer sua apresentação. Fale um pouco sobre você, há quanto tempo dá aulas; por que resolveu evangelizar; como prepara as aulas de evangelização. Não se estenda muito, o importante é mostrar a eles que podem confiar em você, porque sabe do que está falando. O evangelizador pode encorajar os alunos a fazerem algumas perguntas sobre o que querem saber a seu respeito ou a falarem um pouco sobre eles também.

         Terceiro momento: aplicar a dinâmica Da confusão à ordem, e, em seguida, explicar que assim como em qualquer lugar, nas aulas de evangelização temos regras, tais como: horário de início e término das aulas, respeitar os colegas, aos evangelizadores e demais pessoas, cuidar do patrimônio da Casa Espírita.

         Lembrar que as regras contribuem para que as coisas se realizem da melhor forma possível, proporcionado convivência harmoniosa e o bom desenvolvimento das aulas de evangelização.

         *O evangelizador poderá levantar com os evangelizandos outras situações vividas onde a organização é essencial.

Dinâmica: Da confusão à ordem

         Esta atividade tem como objetivo fazer com que os evangelizandos percebam a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. Também é momento propício para se estabelecer algumas regras de conduta e organização em sala de aula.

         Pedir para que os evangelizandos, todos ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. Os evangelizandos perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.

         Quarto momento: convidá-los a organizar as regras necessárias para o bom andamento das aulas durante o ano. Separar em grupos e esclarecer que devem anotar as regras que acham importantes para as aulas de evangelização. Informar que eles tem dez minutos para realizar o trabalho. Fazer um grande cartaz colorido, com todas as regras escolhidas pela turma. O evangelizador poderá incluir alguma que julgar necessário.

         Quinto momento: salientar a importância de participarem da evangelização, fazendo os seguintes questionamentos:

         * O que aprendemos nas aulas de evangelização?

         * Qual a importância desse aprendizado para nossa vida? É importante para nos tornarmos pessoas melhores; promovendo nossa reforma íntima. E também para começarmos desde pequenos a praticar os ensinamentos de Jesus.

         * Porque é importante começar a estudar a Doutrina Espírita desde a infância? Porque na infância temos mais facilidade de aprender e corrigir o que está errado nas nossas atitudes. Pode-se dar como exemplo o tronco de uma árvore ainda pequena.

         * Que prejuízos temos quando faltamos as aulas de evangelização? Temos uma única aula durante a semana, portanto se faltarmos estaremos perdendo valiosos ensinamentos que algum dia poderão nos fazer falta. Perderemos a sequência dos ensinamentos evangélicos, o que dificultará o entendimento dos próximos temas de aulas; deixamos de ser assistidos pelos bons Espíritos que se encontram na Casa Espírita, sempre prontos a nos auxiliar; perdemos horas de aprendizados preciosos, que nos servem de aprimoramento e alimento espiritual.

         * Pedir exemplos de algo que aprenderam na evangelização e que estão colocando em prática em casa ou em outro lugar.

         * Quais os benefícios que recebemos ao participar da evangelização? Aprendemos que, ao colocar em prática os ensinamentos de Jesus, nos tornamos pessoas mais iluminadas; aproximamo-nos de Jesus e nos tornamos seus amigos.

         * Quando nos tornamos melhores com a prática dos ensinamentos de Jesus propiciado pelas aulas de evangelizaçao, conseguimos nos aproximar cada vez mais de quem? De Deus – dizer que a distância entre Deus e nós é devida às nossas imperfeições. Portanto, quanto mais eliminarmos nossas imperfeições, mais nos aproximamos Dele.

         Sexto momento: entregar um pequeno questionário para cada evangelizando, para que respondam individualmente.

         Clique aqui para ver modelo de questionário.

         Obs.: outra sugestão muito interessante é aplicar a dinâmica "coroas da personalidade" (veja no link atividades - Aula inicial).

         Sétimo momento: oportunizar um diálogo em grupo para um melhor entendimento e direcionamento positivo dos evangelizandos. Dependendo de algumas respostas, haverá necessidade de diálogo em particular com algum evangelizando - que apresente maior conflito intimo e de convivência.

         Oitavo momento: entregar a ficha de inscrição para ser preenchida e bilhete aos pais.

         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo e terceiro ciclos.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Centro Espírita Fé, Amor e Caridade - Campo Grande/MS.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]