Prece inicial
Primeiro momento: o evangelizador, deverá aos poucos acomodar as crianças nas cadeiras e ir acalmando-as, sentando juntamente com elas (pode colocar uma música suave para facilitar a harmonização do ambiente). O evangelizador dá as boas-vindas, dizendo estar feliz em receber cada uma das crianças naquele momento tão especial, que é a aula de evangelização espírita. Que é importante se conhecerem para que possam ser amigos e ter um bom ano juntos.
A evangelizadora pode falar um pouco de si (nome, idade, se tem filhos, profissão, o que gosta de fazer, cor preferida). Ao final, coloca um crachá, com seu nome, explicando que cada um deles terá o seu crachá para que todos possam lembrar dos nomes e as poucos irem se conhecendo mais. Aqueles que não sabem ler começarão a lembrar das letrinhas que formam os nomes.
Segundo momento: cada criança deve se apresentar, com o auxílio da evangelizadora, informando o nome, idade, o que mais gosta de fazer, a cor preferida, se tem irmãos. Ao final de cada fala, entregar o crachá para a criança. A medida do possível o evangelizador deverá anotar/memorizar o que cada criança falar, para que possa conhecê-los melhor e de forma individual.
Sugestão: crachás de peixe para os meninos e de flor para as meninas.
Terceiro momento: mostrar para as crianças a Dona Centopeia (somente a cabecinha dela – o nome escolhido pela turma foi AMOROSA), e dizer que as crianças podem sugerir um nome para ela.
Explicar que a cada sábado a centopeia vai ir ganhando uma parte do corpinho, mas para que isso aconteça e ela fique bem bonita e comprida é preciso que todos venham às aulas, pois cada um deles será uma parte do bichinho e fará com que ela aumente cada dia um pouquinho mais...
Dar para cada criança um pedacinho da centopeia e pedir que cada um escreva seu nome (se alguém não souber escrever, a evangelizadora escreve). Depois, pedir que colem na parede dando início ao corpinho dela (colar, de preferência, em um grande espaço, para poder fazer a volta na parede, com o passar das aulas).
Quarto momento: passar o vídeo do pequeno príncipe (A arte da amizade, um príncipe, uma raposa – retirado do YouTube).
Explicar que a partir desse momento nós seremos o príncipe e a raposa, um querendo cativar o outro, um querendo fazer o melhor para o outro, um querendo ajudar o outro, cultivando assim a amizade, mas para que a amizade seja forte e verdadeira é preciso que todos se esforcem.
Perguntar como podemos nos esforçar para cultivar a amizade, para cativarmos uns aos outros? Ir ajudando nas respostas: brincando com todos, sorrindo, abraçando, beijinhos no rosto, carinho, afeto...
Entregar para uma das crianças um ursinho, pedir que elas façam alguma coisa com o urso (a evangelizadora dá o exemplo e faz um carinho), cada um faz um gesto de amizade e passa para o outro coleguinha... ao final, a evangelizadora diz então que agora eles terão que fazer o mesmo com os coleguinhas, começando assim uma nova amizade, cultivando o carinho e o amor... explicar que a amizade é como uma florzinha, se não dermos carinho (água) ela não vai crescer.
Quinto momento: questioná-los sobre a aula, se eles gostaram, se sentiram que tem novos amigos. Então explicar que cada um deles irá receber no final de todas as aulas uma estrelinha (se colaborarem durante a aula, realizando as tarefas e contribuindo para que a aula seja muito legal). Quem não colaborou receberá meia estrelinha – cortá-la ao meio - e esta estrelinha vai ser colada do lado do nome deles no cartaz que ficará na parede, assim serão contabilizados pontos e eles serão recompensados, dependendo a quantidade de estrelinhas que cada um tiver.
Prece de encerramento
Sugestão: Jardim.
Aula enviada pela evangelizadora Raquel, do Grupo Espírita Amigos de Chico, situado em Santo Ângelo, RS.