Prece Inicial
Objetivo: conhecer o grupo de evangelizandos, visando adequar os conteúdos desenvolvidos ao grau de conhecimento doutrinário e necessidades dos jovens.
Primeiro momento: distribuir revistas diversas, com gravuras variadas. Pedir que escolham uma gravura que gostaram e outra que não gostaram. As gravuras devem ser coladas em uma folha em branco e abaixo devem escrever o motivo da escolha.
Obs.: o evangelizador deverá levar as folhas em branco, cola e canetas coloridas para serem usadas na atividade.
Segundo momento: cada evangelizando deverá dizer seu nome, se apresentando. Em seguida, deve apresentar o seu trabalho ao grupo, explicando o motivo de suas escolhas. Além disso, deverá dizer algo que já sabe a respeito da Doutrina Espírita e algum assunto que gostaria de ver desenvolvido nas aulas de evangelização.
Exemplos das gravuras apresentadas em nossa aula:
Protesto contra maus tratos aos animais.
Amor em família.
Terceiro momento: o evangelizador deve estabelecer um diálogo dizendo que as imagens mexem com nossos sentimentos e emoções. Deve perguntar que imagens podem nos ajudar a sentir paz, alegria, amor. São essas imagens que devemos cultivar. Lembrar que os encontros de evangelização nos auxiliam no cultivo de bons sentimentos e a entender que nem tudo que pensamos ser o melhor pra nós, realmente é.
Quarto momento: o evangelizador deve se colocar como parte do grupo, alguém que está aprendendo juntamente com os evangelizandos. Deve se posicionar de modo aberto a sugestões e atividades a serem realizadas, dentro dos objetivos da evangelização.
Quinto momento: elaborar, em conjunto, um painel, com as figuras que eles gostaram. As figuras que não gostaram não devem ser expostas, porque as boas imagens é que devem ser cultivadas. Pode-se colocar uma frase de boas-vindas e incentivo a participação dos jovens nos encontros de evangelização.
Evangelização Espírita é caminho para a felicidade!
Prece de encerramento