Aula inicial – A escola de evangelização espírita

         Prece inicial

         Primeiro momento: os evangelizadores devem se apresentar e dar as boas-vindas aos evangelizandos.

         Segundo momento: contar a história “Uma Escola de Amor”. Antes de ler a história, sugerimos a leitura das observações abaixo.

         Obs.: 1 - A história deve ser adaptada/contada de acordo com os dados da sua Casa Espírita, incluindo o nome da casa, da atendente se houver, da evangelizadora, para que a criança possa identificar o Centro Espírita que ela está ou vai freqüentar. A história deve espelhar a realidade dos evangelizandos.

         2 - Contar a história com interferência. Nas partes em negrito devem ser feitas perguntas para as crianças e o evangelizador deverá complementar as respostas dadas pelos evengelizandos, para que fiquem claras as orientações/esclarecimentos.

         3 - As crianças ficaram bastante atentas à história, pois durante a narrativa fomos montando um quebra-cabeça que se tornou um lindo cartaz que pôde ser usado para identificar a turma/ciclo e que foi colado na porta da sala de aula.

Cartaz quebra-cabeça:

         Utilizar duas cartolinas. Na primeira, o evangelizador previamente escreverá a frase: Evangelização: participe desta história! No centro deve colar uma imagem de crianças e escrever de forma desordenada, com canetinhas coloridas, várias frases/temas que eles aprendem na evangelização, conforme citado na história. Esta primeira cartolina será recortada em forma de quebra-cabeça e, durante a narrativa da história o evangelizador irá montando o quebra-cabeça. A segunda cartolina será levada inteira, e é o local onde o quebra-cabeça será montado. O evangelizador poderá fazer os contornos das peças do quebra-cabeça (a lápis) na segunda cartolina (local onde será colado o quebra-cabeça), e numerar as peças e os contornos, facilitando assim a montagem durante a narrativa.

         Sugestões de frases/temas para o cartaz:

          O amor é o caminho;

          Jesus é meu amigo;

          Nunca estou sozinho;

          Sou Espírito imortal;

          Amizade;

          Caridade;

          Deus é nosso pai;

          Homem de bem;

          Perdão;

          Paz;

          Amor às plantas e aos animais;

          Reencarnação;

          Mediunidade.

         Clique aqui para ver sugestão de quebra-cabeça.

         Terceiro momento: técnica em que as crianças se apresentam umas as outras. Distribuir papéis coloridos com três perguntas para que os evangelizandos respondam. Após todos responderem, solicitar que coloquem os papéis em uma caixa que o evangelizador deverá passar. No momento seguinte, misturar os papéis e pedir que cada criança pegue um, e identifique o colega, através das respostas. Ninguém deverá ficar sem encontrar a pessoa que corresponde às informações do papel que tirou. Se houver necessidade, o evangelizador pode auxiliar. Posteriormente, cada criança apresenta o colega cujo nome estava no papelzinho que pegou. Neste momento, quem é apresentado à turma pode se levantar, a fim de ser melhor visualizado por todos. Ao final, pode-se pedir que, quem quiser, diga o nome de todos os colegas e dos evangelizadores, sendo que os colegas podem auxiliar. A brincadeira foi bem divertida e facilitou para que evangelizandos e evangelizadores aprendessem os nomes uns dos outros e se conhecessem um pouquinho.

         Clique aqui para ver sugestão de perguntas.

         Quarto momento: distribuir o bilhete para os pais ou responsáveis, com informações sobre a Evangelização.

         Clique aqui para ver sugestão de bilhete.

         Quinto momento: distribuir um pequeno “agradinho” para as crianças como boas-vindas. Abaixo segue uma sugestão, na qual foram colocadas balas.

         Clique aqui para ver modelo.


         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo ciclo.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]