Prece inicial
Primeiro momento: utilizar cartaz para explicar o que significa REVELAÇÂO, utilizando a técnica abaixo.
O evangelizador, em casa, escreverá em folha de cartolina branca, usando giz de cera branco, as seguintes palavras, uma abaixo da outra, com letras bem grossas.
Obs.: preparará, também, um pouco de tinta guache em cor viva, mas rala e um pincel.
Ao iniciar a aula, mostrará às crianças a cartolina, perguntando-lhes se podem ler o que está ali escrito. Como elas terão dificuldade para fazê-lo, dizer-lhes que irá revelar, ou seja, tornar claro, fazendo aparecer as palavras ali grafadas.
Pincelará, então, com a tinta guache sobre o cartaz, a palavra Revelação; o papel ficará colorido e as letras, como não “pegam” a tinta, aparecerão em branco (não revelar as outras três palavras, por enquanto).
Segundo momento: explicar que revelar significa tornar visível, fazer aparecer, tornar claro, e que o estudo da aula de hoje será sobre algumas revelações importantes para nosso progresso espiritual.
Terceiro momento: comentar com os evangelizandos que, quando Deus percebe que estamos em condições de dar um passo maior em nossa evolução, Ele pode nos revelar algo mais de Suas leis, através de médiuns. Nós, os espíritas, consideramos que já houveram três grandes revelações divinas, ou seja, três conjuntos de ensinamentos divinos, trazidos por missionários de Deus, com o objetivo de acelerar o progresso da Humanidade.
Quarto momento: apresentar as três revelações utilizando cartazes, ou expondo oralmente o tema. Ao falar de cada revelação, o evangelizador deverá passar tinta guache no cartaz usado no início da aula, revelando a palavra correspondente à explicação concluída.
A Primeira Revelação nos foi trazida por Moisés, um grande médium e missionário, cerca de 1250 anos antes de Jesus. Recebendo, por via mediúnica, os chamados Dez Mandamentos, ele nos deixou a mensagem da JUSTIÇA. O evangelizador deverá pincelar a cartolina com a tinta guache, para aparecer a palavra JUSTIÇA.
A Segunda Revelação nos chegou há mais de 2.000 anos, com Jesus, que veio nos ensinar o AMOR. Moisés viera ensinar que Deus é justo, e Jesus, sem desprezar a importância dos Dez Mandamentos, acrescentou que Deus também é Amor. Mas Jesus não pode ensinar além do que nos deixou, porque não havia, na época, condições de entendimento. Por isso Ele prometeu que enviaria um Consolador, que lembraria todas as Suas lições e ensinaria mais coisas. O evangelizador deverá pincelar a cartolina com o guache, para aparecer a palavra AMOR.
Em cumprimento à promessa de Jesus, quando já estávamos com a inteligência mais desenvolvida para aprender coisas novas (há mais de 150 anos atrás), veio a Terceira Revelação, que é o Espiritismo, trazendo a VERDADE. Através de muitos médiuns, Allan Kardec recebeu dos Espíritos Superiores, sob o comando de Jesus, os ensinos sobre a realidade do Mundo Espiritual e do Progresso Espiritual. Por isso dizemos que a Terceira Revelação veio trazer a VERDADE. O evangelizador mostrará para as crianças um exemplar de “O Livro dos Espíritos”, que tenha a figura de Kardec na capa e deverá pincelar a cartolina com o guache, para aparecer a palavra VERDADE.
Quinto momento - atividade: entregar aos evangelizandos uma folha de papel em branco e giz de cera na cor branca, onde devem escrever, com o giz, as três revelações e, em seguida, pintar com tinta guache, fazendo aparecer o que foi escrito (veja abaixo sugestão). Os que forem terminando a atividade, podem desenhar algo referente às três revelações utilizando giz de cera colorido.
Subsídio ao evangelizador: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. I.
Prece de encerramento
Sugestão: segundo e terceiros ciclos.
Evangelizadoras: Camila, Emanuelle e Juliana.