Antecedentes da Codificação


         Prece inicial:

         Objetivo: demonstrar aos jovens a importância dos fatores que antecederam a codificação.

         Primeiro momento: dinâmica.

         a) Utilizando os textos da apostila da Fergs, formars 3 grupos: A, B e C.
          Ao grupo A dar o texto "Emmanuel Swedenborg"; ao grupo B, o texto "Andrew Jackson Davis"; e ao grupo C, o texto "Os fenômenos de Hydesville".

[Clique aqui para ver os textos]

         Todos os 3 grupos devem ler o texto recebido e formular 5 perguntas com suas respectivas respostas. Posteriormente os grupos devem trocar os textos entre si, até que os três grupos tenham lido os três textos (mas formulado perguntas apenas acerca do primeiro texto).

         b) No grande grupo a equipe A faz uma das perguntas relacionadas ao seu texto, para as equipes B e C, valendo um ponto para resposta certa e, se nenhuma das equipes souber responder, o ponto vai para a equipe que a formulou. Dando continuidade, a equipe B faz um questionamento para as equipes A e C; e finalmente a equipe C, realiza uma indagação para as equipes A e B. A atividade segue até que cada equipe tenha feito todas as suas cinco perguntas aos demais grupos.

          Nota ao evangelizador:
         * no caso de dar empate, cabe ao evangelizador formular uma pergunta para desempatar;

         * os jovens somente devem formular perguntas e respostas do texto que lhes foi dado;

         * interessante que sejam, previamente, organizadas regras para que as equipes respondam às perguntas, como:

                  - Responde a equipe que primeiro erguer o baço (ou disser uma palavra pré-determinada, ou tocar uma campainha, etc.);
                  - se há nova chance para a equipe que errar; no caso de um integrante errar a resposta, se outro componente do mesmo grupo pode responder;
                  - não é permitido gritar ou interferir enquanto alguém responde;
                  - se os demais integrantes podem ajudar o colega da sua equipe;
                  - não permitir perguntas com respostas que sejam datas exatas (porque o importante não é fixar o dia exato do acontecimento, mas a época);

          Observação importante: a atividade proposta, com cinco perguntas e três grupos, totalizando quinze perguntas, foi realizada em um encontro de jovens que durou aproximadamente uma hora e trinta minutos. Se o tempo disponível para o encontro é menor, é importante diminuir o número de perguntas por grupo.

         Segundo momento: dialogar acerca de cada texto, a fim de que os jovens percebam a importância dos fatos que antecederam a Codificação Espírita que, seguindo o currículo, é o tema da aula seguinte.

         Prece de encerramento


         Bibliografia:
         Apostila da Federação Espírita do Rio Grande do Sul - FERGS - Módulo I - O Espiritismo. Ano 2000.

         Evangelizadores: Ricardo e Maria Cláudia


         

[Dinâmicas]    |    [Imprimir]