Animais, nossos irmãos


ANIMAL NÃO É BRINQUEDO SENTE FOME, FRIO E MEDO!

Site www.abrigodosbichos.com.br




         Nesta aula você encontra subsídios para o tema ANIMAIS, esses seres espirituais em evolução. Assim como nós, eles são criados por Deus, são nossos companheiros de jornada, merecem ser respeitados e amados por todos.

         O material aqui disponível é a contribuição de vários evangelizadores, que visam, através de suas aulas, esclarecer e sensibilizar as crianças e jovens a respeito desse tema tão importante e necessário à evolução de nosso planeta, de um mundo de Provas e Expiação para um mundo de Regeneração. Você poderá usar ou adaptar as sugestões aqui expostas para todos os ciclos, inclusive para a juventude.



         Prece inicial

         Primeiro momento: iniciar a aula fazendo com que as crianças se sensibilizem com imagens de animais. Pode ser em fotos, recortes de revistas, ou um PowerPoint. Podemos enviar alguns PowerPoint por e-mail. Escreva-nos citando o(s) nome(s) de quais deseja receber.

         Pedido de Desculpas

         Francisco e o lobo

         Por que amamos os animais

         Segundo momento: contar uma das muitas histórias que envolva o tema animais, abaixo algumas sugestões.

         A morte do cão Lorde

         Amor de Mãe

         As formigas

         Dom Negrito

         Francisco de Assis e o lobo de Gúbio

         Para o melhor amigo, o melhor pedaço

         Você tem um animal de estimação?

         Para o Terceiro Ciclo e Juventude poderá ser trabalhado o texto APELO EM FAVOR DOS ANIMAIS, juntamente com uma história.

         Para a Juventude e Grupos de Estudo pode se trabalhar o PowerPoint A Questão Espiritual dos Animais .

         Clique aqui para ver desenhos para pintar e montar histórias sobre os animais.

          Caso queira receber outra(s) história(s) sobre animais, envie-nos um e-mail.

         Terceiro momento: perguntas e comentários.

          - Quem tem animal de estimação?

          - Alguém não tem animal de estimação? Por que? Não gosta, falta de espaço, paciência. Se temos um animal temos que nos dedicar a ele, para isso temos que ter responsabilidade.

          - Como são tratados? Com carinho, respeito e amor?

          - Como devem ser tratados? Com carinho, respeito, amor, alimentação, água, vacinas, cuidados especiais.

          - Quais são os cuidados necessários? Água limpa, vacinas, comida, brincadeiras, lugar adequado e limpo.

          - Por que há animais abandonados nas ruas?

          - O que podemos fazer por eles?

          - Qual a diferença entre os animais de rua e os que têm um lar e uma família? A diferença é o lar, a família, o carinho e a alimentação. Todos os animais são iguais e estão sujeitos a evolução como nós.

          - Os animais de estimação também sentem dor, ficam alegres ou com medo, e sentem solidão? Sim.

          - Quando retornarmos para o Mundo Espiritual vamos responder pelas nossas atitudes perante os animais.

         Podemos abordar diversos aspectos sobre a vida animal, por exemplo, os animais que estão desaparecendo, os ameaçados de extinção. Esclarecer sobre os cuidados que devemos ter para que isso não aconteça. Lembrar que muitos animais que são retirados de seu habitat natural não sobrevivem em outro lugar. Devemos saber, ao adquirir um animal, qual a sua procedência, se não foram roubados ou caçados ilegalmente.

         Recebemos como sugestão se abordar detalhes que constam em artigos das revistas Época de 24/07/2006, com o título "Remédio em quatro patas" e da revista Veja de 20/11/2005, "O doutor é animal". Os dois artigos contam como são usados os animais em diversas terapias e o bem que eles fazem. Relata situações em que os cachorros são treinados para guiar cegos, crianças deficientes mentais, síndrome de Down, autismo e também que os animais auxiliam pessoas com dificuldade de relacionamento com outras pessoas.

         Os resultados nos mostram, também, a eficiência da equoterapia, ou seja, o emprego de cavalos na terapia de pacientes com síndrome de Down, paralisia cerebral e dislexia.

         Estudos comprovam que pessoas que possuem animais de estimação vão menos à consultas médicas do que aqueles que não possuem. Os animais auxiliam a proteger o coração, reforça o sistema imunológico, alivia o stress, auxiliam no combate a depressão, diminuem a ansiedade, melhoram a coordenação motora. Para pessoas idosas, cuidar de um animal de estimação, faz com que se sintam úteis e voltem suas atenções para o presente e o futuro, ligando-se menos no passado.

         A terapia realizada com a presença de animais se chama Zooterapia.

         Abaixo artigos da Revista Internacional de Espiritismo de março de 2006:

         Companheiros de existência terrestre.

         Quem dá mais: o animal ou o homem?

         Sugestões de sites: www.saudeanimal.com.br/zoo   -   www.apasfa.org

         Quarto momento: sugestões de atividades.

         Atividade 1: as crianças do segundo ciclo, terceiro ciclo e grupos de jovens podem ser dividas em grupos e distribuídas perguntas com a indicação das respostas em O Livro dos Espíritos, cap. XI, Dos Três Reinos. Posteriormente os grupos devem explicar uns aos outros o que entenderam da questão do seu grupo. Abaixo algumas sugestões de perguntas.

         - Um ser humano pode reencarnar em um corpo de animal? Questão 612.

         - Os animais têm alma? Questão 597.

         - Os animais possuem inteligência? Questão 593.

         - Os animais gozam de livre-arbítrio de seus atos? Questão 595.

         - Os animais evoluem? Questão 601.

         - O que acontece com a alma dos animais após a morte? Questão 600.

         Atividade 2: Adivinhe quem sou eu?

         Resposta atividade 2.

         Atividade 3: pode-se desenvolver uma aula baseada nesta atividade. Inicia-se a aula distribuindo a atividade para que os evangelizandos respondam. Posteriormente trabalha-se a mensagem encontrada. Abaixo o texto que foi utilizado como subsídio.

         Seu eu pudesse falar...

         Resposta atividade 3.

         Atividade 4: Cruzadinha.

         Resposta atividade 4.

         Atividade 5: o evangelizando pega de dentro de uma caixa um desenho de animal (pode ser, também, o nome). Através de mímica, desenho do habita do animal, dicas dos cuidado que devemos ter, características, demonstrar o animal. Essa dinâmica poderá ser realizada em grupos ou o evangelizando poderá escolher um colega para responder.

         Atividade 6: desenhe seu animal de estimação ou um animal que você goste.

         Atividade 7: escreva frases sobre os animais, ilustrando com criatividade.

         Atividade 8: escreva uma cartinha ou poema para o seu animal de estimação ou para os animais.

         Atividade 9: faça um cartaz com frases que revelem boas atitudes para com os animais e cole recortes de revistas com fotos de animais.

         Atividade 10: animais de coração retirado do site jacirinha.blogspot.com/2008/03/bichinhos-com-corao.html

         Sugestões de leitura

         * Veja - 30/11/2005 - O Doutor é Animal

         * Época -24/07/2006 - Remédio em Quatro Patas

         * O Livro dos Espíritos, cap. XI, Os Três Reinos.

         * O Livro dos Médiuns, cap. 12.

         * A questão espiritual dos animais, de Irvênia Prada, Editora FE.

         * Animais, Nossos Irmãos, Eurípedes Kohl, Editora Petit.

         * Histórias Animais que as Pessoas Contam, Marcel Benedeti, Editora Mundo Maior.

         * Francisco de Assis, João Nunes Maia, Editora Espírita Cristã Fonte Viva.

         * Educação do Espírito, Walter Oliveira Alves, Instituto de Difusão Espírita.

         * Revista Internacional de Espiritismo, abril de 2004, p. 142 a 144.

         * Revista Internacional de Espiritismo, março de 2004, p. 72 e 73.

         Prece de encerramento.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]