Prece inicial
Primeiro momento: contar a história A sabedoria do ministro, encontrada no site www.momento.com.br. Em seguida, comentar que Deus, em sua infinita bondade jamais nos desampara. Mesmo que, em um primeiro momento, não compreendamos o que nos ocorre, tudo tem um motivo justo e aconteceu para o nosso bem.
Clique aqui para ver as sugestões de desenhos feitos por sherazade Gomes, evangelizadora do Centro Espírita Francisco de Assis, da cidade de Eunápolis/BA.
Clique aqui para ver os desenhos coloridos.
Segundo momento: perguntar se alguém costuma ficar de castigo quando faz algo de errado. Explicar que nossos pais querem o nosso bem, e por isso ninguém fica de castigo para sempre. O castigo serve para nos fazer parar um tempo para refletir sobre o erro, a fim de que possamos aprender com os nossos erros. Depois de um tempo, saímos do castigo e temos uma nova chance de fazer diferente, de fazer certo. Assim também Deus nos dá novas oportunidades de reparar os erros e fazer certo da próxima vez, na mesma reencarnação ou em outra.
Clique aqui para ver sugestão de apresentação.
Terceiro momento: comentar que a bondade de Deus também se manifesta através de suas obras. Ele nos deu um mundo lindo, com árvores, flores, rios, sol, animais, para que possamos evoluir. Pedir que relaxem e ouçam uma música suave (podem ser sons da natureza, como sons de rios e passarinhos), a fim de que percebam a beleza e a perfeição da criação de Deus. Neste momento, o evangelizador pode usar um powerpoint ou gravuras/desenhos/fotos com imagens da natureza, animais, plantas e pessoas e ir comentando acerca da beleza e perfeição da criação de Deus.
Observação: levamos algumas fotos deles, o que foi bastante importante para que eles se identificassem como obras de Deus. Após escutarem a música, pedimos que eles identificassem os sons (água, passarinhos, animais), percebendo assim, a importância e perfeição do corpo físico.
Quarto momento: perguntar se alguém consegue imaginar como seria o mundo sem as coisas que Deus criou. Sem água, sem natureza não haveria vida.
Quinto momento: Como cada um de nós pode manifestar seu amor a Deus? Amando e respeitando sua criação – o que inclui a natureza e os seres humanos. Citar exemplos: não poluir os rios, não maltratar os animais, respeitar e auxiliar todas as pessoas, começando por aquelas que convivem conosco na família, na escola, no trabalho, nos grupos sociais.
Sexto momento - atividade: desenhar a obra de Deus ou escrever algo sobre as coisas que Deus criou. Pode ser utilizado algum material diferente como cola colorida ou gliter, para motivar o trabalho. Posteriormente os desenhos podem ser colocados em um varal para enfeitar a sala.
Sétimo momento: outra sugestão é trabalhar com os evangelizandos o texto lembranças.