Prece inicial
Primeiro momento: distribuir as quatro perguntas seguintes entre os evangelizandos, de modo que cada um receba apenas uma das perguntas, dando alguns minutos para que eles respondam.
Qual o momento mais importante do mundo?
Qual o lugar mais importante do mundo?
Qual a tarefa mais importante do mundo?
Qual o ser humano mais importante do mundo?
Segundo momento: contar a história O ser humano mais importante do mundo.
Terceiro momento: conversar sobre as respostas dadas pelos evangelizandos às perguntas distribuídas no início da aula, relacionando com a história.
Quarto momento: através da conversa, concluir que:
O momento mais importante do mundo é o momento presente, aquele que estamos vivenciando. Por isso, a importância de prestar atenção ao que estamos fazendo, valorizando cada momento de nossa existência. Cada segundo vivido não volta mais, nunca será igual. Ex.: para os evangelizandos, neste momento, o mais importante é a aula de evangelização, por isso devem aproveitar ao máximo para aprender e entender os conceitos ensinados.
O lugar mais importante do mundo é o que estamos no presente, pois estamos no lugar certo para nosso aprendizado. Assim é na escola, com os amigos, na evangelização, em família.
A tarefa mais importante do mundo é a que nos cabe realizar, e que deve ser sempre feita com amor e dedicação. Lembrar que “tudo que deve ser feito merece ser bem feito”, porém, nem sempre temos a oportunidade de fazer somente o que gostamos ou que queremos, porque muitas coisas devem ser realizadas, com a colaboração de todos, para a harmonia da sociedade. Ex.: não gosto de separar o lixo seco do úmido, mas deve ser realizado para o bem de todos.
O ser humano mais importante do mundo é o meu próximo, aquele que posso auxiliar com uma oração, um pensamento, uma palavra, um gesto, uma atitude.
Quinto momento - atividade: criptograma.
Resposta do criptograma.
Prece de encerramento.
Sugestão: segundo ciclo.