Prece inicial
Primeiro momento: questionar os evangelizandos se alguém já rezou para chover ou para não chover tal dia.
Segundo momento: fazer comentários com base no texto Como Deus quer.
Subsídio ao evangelizador O Livro dos Espíritos, cap. VI, questões 737 e seguintes.
Terceiro momento: momento da vivência.
Os evangelizadores deverão distribuir na mesa, figuras de tudo que Deus daria para uma pessoa, com toda sua sabedoria e justiça, para que ela pudesse evoluir nesta existência. Perguntar: “Se vocês fossem Deus nesse exato momento, com as figuras que estão em cima da mesa, o que vocês consideram necessário para que essa pessoa (mostrar a imagem) viva e evolua?
Obs.: 1 - entre as imagens deverá constar, por exemplo, uma imagem de um copo de água, foto de pessoas que seriam amigos ou filhos, uma imagens de um templo religioso (com a intenção de dizer que precisamos sempre buscar a Deus), duas imagens de casas, uma melhor construída e outra mais humilde. Solicitar que digam por que escolheram uma ou outra, colocar sol, árvores, flores, animais, ou seja, tudo que Deus na sua sabedoria criou. Levar material para fazer um cartaz.
Obs.: 2 - na nossa aula fomos colando as figuras que eles escolhiam e montando uma historia. A história da vida de João (nome sugerido por eles), com quem casou, onde estudou, as dificuldades encontradas, o que necessita para viver bem, fazendo escolhas de como seria sua vida, levando em consideração a justiça e bondade divinas.
Quarto momento: salientar que Deus é sábio e bom. Sua sabedoria se revela nas obras da criação. Deus provê as necessidades de todos os seres. Tudo o que Ele faz é para o nosso bem. A bondade de Deus também se manifesta através de suas obras. Ele nos deu um mundo lindo, com árvores, flores, rios, sol, animais, para que possamos evoluir.
Como cada um de nós pode manifestar seu amor a Deus? Amando e respeitando sua criação – o que inclui a natureza e os seres humanos. Citar exemplos: não poluir os rios, não maltratar os animais, respeitar e auxiliar todas as pessoas, começando por aquelas que convivem conosco na família, na escola, no trabalho, nos grupos sociais.
Prece de encerramento.
Sugestão: terceiro ciclo.
Evangelizadoras: Camila e Emanuelle.