Prece inicial
Primeiro momento: leitura de O Evangelho segundo o Espiritismo - capítulo VIII, item 9, 6º parágrafo: “Caros irmãos amados, utilizai ...”
Segundo momento: conversa/bate papo com os evangelizandos sobre a realidade deles a respeito da escola.
Quem estuda? Está na escola? Qual ano?
Vocês gostam da escola?
Tem hora de intervalo/recreio? Vocês gostam? O que costumam fazer nesse horário?
A escola oferece merenda? Tem lanchonete?
Vocês levam dinheiro para escola? Quem deu?
Vocês compram lanches/salgados/doces?
Como vocês vão para escola? Carro/van/ônibus? Como vocês voltam?
Vocês usam uniformes?
Vocês têm tênis para ir à escola? Faz parte do uniforme, ou se usa o que quiser?
A escola é particular ou pública?
Os professores são bons? Vocês gostam deles?
Vocês acreditam que todas as crianças (nossos irmãos) tem uma escola igual à de vocês?
Vocês acreditam que os pais/pessoas responsáveis por vocês tiveram uma escola como a de vocês?
Terceiro momento: apresentar as fotos aos alunos – fotos de crianças em escolas precárias, com grandes dificuldades materiais.
Clique aqui para ver uma coletânea de fotos retiradas da internet.
Perguntar qual foto eles gostaram mais, ou qual foto marcou mais?
Por quê?
Perguntar se eles acreditam que essas fotos são reais?
Quais as diferenças entre as escolas que eles freqüentam e a escola das crianças das fotos? Onde o aprendizado tende a ser mais fácil? É difícil aprender cansado, depois de caminhar quilômetros para chegar a escola, com fome, sem os mínimos recursos para o aprendizado (estrutura física, livros, material didático, professores, etc).
O que eles têm a ver com essa situação? Somos todos irmãos, filhos de Deus e estamos todos em processo de evolução.
O que eles podem fazer para melhorar a situação desses irmãos menos favorecidos materialmente?
Será que somente a caridade é suficiente? Podemos orar por eles, devemos economizar água, não fazer fogueiras, não queimar a mata, não poluir as ruas, rios, natureza, não soltar balões, não desmatar a natureza, ser bons alunos para futuramento serem bons profissionais e auxiliar no progresso moral, material e espiritual no planeta, etc.
Quarto momento: explicar o privilégio que eles possuem por poder estudar, ter comida, condução, calçados, água, teto, professores dedicados, pais amorosos, conhecimento espiritual. E que devem aproveitar a oportunidade/reencarnação para crescer em conhecimento e amor (paz, perdão, caridade, paciência, etc), ajudando no meio em que se encontram a vivenciar e divulgar os ensinamentos de Jesus.
Quinto momento: desenhar a escola que queremos para todas as crianças. O evangelizador poderá levar cola colorida, gliter, papel colorido para que eles possam fazer uma belo desenho, escrevendo uma frase sobre o tema da aula. Posteriormente pode-se fazer um painel colando todos os desenhos.
Prece de encerramento.
Sugestão de aula enviada pelo evangelizador André Renato, do Centro Espírita Operários da Verdade de Jundiaí/SP.