Amizade – o valor da amizade

         Prece inicial

         Primeiro momento: iniciar a aula contando a história de amizade entre o Cebolinha e o Cascão para mostrar o valor da amizade. Na internet tem vários materiais sobre o assunto (tirinhas, desenhos, vídeos no You Tube).

         Segundo momento: conversar com os evangelizandos sobre a amizade, dizendo que além de tudo o que foi citado na história do Cebolinha e do Cascão, na amizade também precisamos de outras atitudes.

         Falar das seguintes atitudes de cooperação importantes para a amizade.

         * Escutar com atenção as pessoas quando falam conosco;

         * Divida o que você tem com os outros colegas que gostariam de ter algo igual ao que tens;

         * Ofereça ajuda quando algo deve ser feito para que não fique pesado para ninguém;

         * Converse educadamente com a pessoa que estiver ofendendo-o, por exemplo;

         * Faça sempre o seu melhor quando for solicitado o seu auxilio para alguma atividade. Isso fará com que os outros sigam o seu exemplo;

         * Demonstre apreço pelas pessoas que o auxiliam;

         * Encoraje os outros a fazer o seu melhor;

         * Convide os outros a trabalhar/brincar com você.

         * Nunca isole nenhuma pessoa. Todos temos algo de bom a oferecer, ninguém gosta de se sentir isolado.

         Esclarecer que não precisamos ter um único melhor amigo mas que é importante e necessário ser amigo de todos, cooperando e sendo legal com cada pessoa que convive conosco.

         Terceiro momento: escolha uma das seguintes atividades para ser feita com os evangelizandos.

         Atividade 1: dividir os evangelizandos em pequenos grupos e pedir para que eles inventem um novo animal. Eles deverão dar um nome ao mesmo, imaginar onde ele viveria e como ele viveria. Dessa forma, estimula-se a cooperação entre os evangelizandos para o trabalho em grupo. Cada grupo terá 10 minutos para criar esse novo personagem. Logo após deve-se pedir para que os grupos apresentem o seu animal ao restante da turma.

         Atividade 2: dividir os evangelizandos em pequenos grupos e peça para que eles inventem uma música. Um grupo fará som batendo palmas; o outro assobiando; o outro batendo com as mãos nas cadeiras e o outro grupo fazendo sons com a boca. Cada grupo deverá fazer o seu som correspondente quando o evangelizador apontar para o grupo. Para que o som saia legal, os grupos deverão prestar atenção ao que os colegas estão fazendo. O evangelizador deve apontar para um grupo de cada vez, a fim de que os outros esperem cada um a sua vez. Com o tempo, o evangelizador perceberá que os evangelizandos irão trabalhar de forma organizada e que o som sairá de forma coordenada. Assim que o concerto acabar, pergunte a eles se gostaram da brincadeira. Pergunte depois se essa atividade necessitou de cooperação para dar certo. Por quê? Cooperação é muito importante no nosso mundo; sem cooperação não podemos progredir espiritualmente e materialmente. É uma excelente ferramenta que pode ser desenvolvida. O evangelizador deve parabenizar o grupo por terem conseguido trabalhar juntos, nessa atividade. Isso estimulará os evangelizandos a trabalharem mais em conjunto.

         Obs.: algumas atividades foram adaptadas do site: Good Character - Resources for Character Education, Guidance, Lifeskills. Fazem parte da aula Cooperação, enviada pela evangelizadora: Carolina von Scharten, London, Sir William Crookes Spiritist Society linked to BUSS - The British Union of Spiritist Societies.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.

         Evangelizadoras: Camila, Emanuelle e Juliana – Centro Espírita Caminho da Prece.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]