Amizades e afeições

         Prece Inicial

         Obs.: o evangelizador deverá levar um pote contendo algodão com vinagre e outro com algodão com perfume.

         Primeiro momento: pedir que os evangelizandos coloquem a mão esquerda dentro do pote, tocando o algodão e aguardem. Depois que todos colocaram a mão, solicitar que cheirem a própria mão. Perceberão que o cheiro é ruim (vinagre).

         Segundo momento: pedir que os evangelizandos coloquem a mão direita dentro do pote, tocando o algodão e aguardem. Depois que todos colocaram a mão, solicitar que cheirem a própria mão. Perceberão que o cheiro é bom (perfume).

         Terceiro momento: econversar com os evangelizandos sobre nossos relacionamentos, questionando como agimos. Somos perfume ou vinagre?

          O que é ser vinagre? Com os amigos, familiares e relacionamentos amorosos (namoro)?

          O que é ser perfume? Com os amigos, familiares e relacionamentos amorosos (namoro)?

         Quarto momento: concluir que sempre podemos escolher como nos relacionar com os outros e conosco. A isso chamamos livre-arbítrio. Todos os relacionamentos/experiências afetivas (namoro, amizade, família) são importantes, deixando marcas no perispírito, por isso devem ser conduzidos com respeito, responsabilidade, utilizando a máxima “fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós.”

         Quinto momento - atividade: entregar um recorte de papel (cartolina), no formato de um marcador de livros. Solicitar que cada evangelizador escreva seu nome e façam um desenho no marcador (determinar tempo para ser realizada a tarefa). Na seqüência, o evangelizando deverá passar o marcador para o colega da direita, que escreverá uma qualidade do dono do marcador. Assim, sucessivamente, até que o marcador retorne ao dono.

         Concluir que todos nós temos virtudes que devemos usar em nossos relacionamentos e as que ainda não possuímos devemos nos esforçar para desenvolve-las. Exemplo: paciência, respeito, fidelidade, fraternidade, carinho.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]