Objetivos: a amizade é uma forma de amor fraterno. Os amigos sempre se ajudam, se amparam e tudo fazem para que a alegria impere. Jesus é um exemplo de amizade sincera. Ele está sempre presente, ajudando-nos a caminhar pelas estradas que levam à conquista dessa virtude. Jesus é o nosso melhor amigo. A amizade é o exercício do respeito, do interesse e da bondade para com os que fazem parte do nosso núcleo de convivência.
Prece inicial
Primeiro momento: Jogo da Garrafa (Verdade ou consequência): todas as crianças devem estar sentadas em círculo no chão, a garrafa é rodada, quando ela parar para onde a garrafa apontar o bico, a criança deve virar a carta e perguntar ao colega ao qual o “fundo” da garrafa estiver apontando: ONDE COMPRAMOS OU ENCONTRAMOS ISTO? - jogar o jogo até que todas as cartas tenham sido viradas e descobertas (as cartas devem ser com desenhos preto e branco, para que depois as crianças também possam colorir).
Clique aqui para ver as imagens retiradas da Internet que foram usadas no jogo.
Ao final do jogo mostrar a eles uma carta dourada cheia de gliter, onde nela deverá estar contido a imagem de alguns amigos (abraçados, por exemplo) ou a palavra amizade. Questionar as crianças: Onde podemos encontrar um bom amigo? Um bom amigo se compra? Continuar a conversa com eles perguntando como identificamos um bom produto? Pela qualidade, pelo prazo de validade... e um bom amigo, como podemos identificar?
Neste momento, o diálogo deve ser bem solto e alegre, a evangelizadora deve ir direcionando as crianças a falarem sobre:
A riqueza espiritual da amizade nos aproxima uns dos outros com o desejo sincero de amar e servir, ajudar e edificar para a felicidade que todos almejamos.
Jesus designou “Amigos” os companheiros.
O amigo em nosso caminho é mais importante do que todos os bens que possamos acumular na nossa vida, pois a amizade supre as necessidades do Espírito.
Todos nós sabemos que podemos cultivar valiosas amizades, tanto na Terra, quanto nos Círculos Espirituais, desdobrando o amor desinteressado em favor do próximo.
Se uma amizade pode nos servir na existência física, muito mais útil será no Plano Espiritual, quando deixarmos o corpo, pois grande é a felicidade daquele que, regressando à Pátria Espiritual, encontra amigos a acolhê-lo e orientá-lo em sua jornada.
Segundo momento - atividade criativa: montar um quadro para um novo amigo. Separar potinhos com guache de várias cores. Distribuir uma folha de papel colada previamente em um quadro de papelão. Pedir que façam um lindo quadro que será dado para alguém que consideram um bom amigo, como prova de amizade.
Este amigo poderá ser selecionado pela criança, ou sorteado entre eles, ou até mesmo cada criança pode escolher (podendo não estar ali presente o amigo).
Prece de encerramento
Sugestão: jardim e primeiro ciclo.
Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Raquel Erthal do Grupo Espírita Amigos de Chico de Santo Ângelo/RS.