Jesus – A Parábola do Amigo Inoportuno
Esta aula foi elaborada e ministrada na evangelização de bebês de férias, do Grupo Espírita Seara do Mestre, Santo Ângelo/RS.
Neste período (de férias escolares) foram realizados encontros de evangelização com o tema FÉRIAS COM JESUS - PARÁBOLAS, e reunidos os ciclos maternal e jardim em uma turma, e primeiro, segundo e terceiro ciclos em outra turma, a fim de viabilizar o trabalho.
Primeiro momento – integração:
Clique aqui para ver o vídeo com exemplo de momento de integração.
Músicas de boas-vindas (ouvir e cantar juntos): (só para os bebês)
“Bom dia fulano do meu coração
Você está na Evangelização
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o Evangelho de Jesus.”
Reencontro
(Marielza Tiscate)
Que bom ver você novamente
Lhe dar um abraço apertado
Que bom conhecer tanta gente
Dar amor, também ser amado
Vamos juntos cantar sorrindo
Nosso hino de amor a Jesus
Seus passos iremos seguindo
Iluminados por Sua luz
Lá, lá, lá, lá, lá...
Lá, lá, lá, lá, lá...
Semente do Amanhã
(Gonzaguinha)
Ontem um menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã...
Para não ter medo que este tempo vai passar...
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs...
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar!
Fé na vida Fé no homem, fé no que virá!
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será.
Prece inicial
Segundo momento - história:
Há muito tempo atrás Deus deu de presente para Jesus algo muito especial: o nosso planeta, o planeta Terra. Jesus é um Espírito muito evoluído, desde então Ele cuida e organiza muito bem o nosso mundo!
E o tempo foi passando, o planeta ficou habitado por muitas pessoas, mas Jesus foi percebendo que nós aqui encarnados não estávamos conseguindo aprender a fazer o bem sozinhos, e ele resolveu encarnar aqui na Terra. Então Jesus nasceu e cresceu aqui e nos ensinou a sermos bons seguindo seus exemplos e também contando histórias! Isso mesmo, Jesus foi o maior contador de histórias que existiu no nosso planeta!
E uma das histórias que ele contou é a Parábola do Amigo Inoportuno!
Certa noite, João, cansado depois de um dia de trabalho intenso, em que havia cultivado a terra, levado as ovelhas para o pasto, em um dia quente. Ele se sentia feliz de já ter anoitecido e poder deitar-se e dormir, recuperando suas forças para o próximo dia. Seus filhos e esposa, também cansados do dia de muito trabalho, mas muito produtivo, já haviam adormecido. João fechou a casa e deitou-se, adormecendo rapidamente.
Após certo tempo, João escuta um barulho, lá longe. Ele estava dormindo e custou um pouco para acordar, mas o barulho foi ficando mais forte, pareciam batidas. João pensou que podia ser algum animal, mas ouviu as batidas novamente e viu que não, então ouviu uma voz a lhe chamar: - João! João!
Era seu vizinho, Isaías. João perguntou o que queria, informando que já estavam todos deitados. E Isaías pedia pães, dizendo que um amigo chegara aquela hora em sua casa e ele não tinha o que dar-lhe para comer. João, cansado, sonolento, disse que aquela hora – era bem tarde! Passava da meia-noite! – não iria levantar-se, e virou-se tentando recuperar o sono interrompido.
Isaías insistiu mais uma vez, batendo na porta e chamando por João, que não respondeu. Esperou um instante e bateu novamente: - João, ajuda-me!
João começou a revirar-se na cama e pensar: Poderia ajudar, afinal, é meu amigo, vizinho, tenho os pães que ele precisa, mas estou tão cansado...
Isaías lá fora pensou em desistir e voltar para sua casa, mas lembrou-se do amigo que havia chegado, cansado da viagem e com fome! Como poderia dormir e descansar se sentia fome! E voltou a bater na porta de João. Com esperança e confiança no vizinho amigo que iria atender seus apelos! Bateu mais algumas vezes, chamando: - João! João! Preciso realmente da sua ajuda amigo! Por favor, atenda-me!
João, comovido com a persistência do amigo levanta-se e entrega-lhe os pães que necessitava e volta a dormir satisfeito.
Isaías alegremente retorna para sua casa, com sua confiança fortalecida, e feliz porque seu visitante poderia alimentar-se e ter um bom descanso!
Através dessa história, Jesus nos ensina que devemos ser perseverantes como Isaías! Se for para o nosso bem e o bem do nosso próximo devemos bater na porta quantas vezes for necessário, sem desistir. E na porta de quem devemos bater? De Deus, nosso Papai do Céu! Ele sabe e tem tudo aquilo de que necessitamos, e se tivermos confiança e perseverança, na hora certa ele nos dará!.
Terceiro momento - experimentação:
Bebês e Grupo (Maternal e jardim): com uma portinha, dramatizar a cena da história, uma criança bate e a outra abre e entrega um pãozinho. Estimular eles a baterem mais vezes e insitir na busca pelo pãozinho.
Grupo (Maternal e Jardim): brincadeira de procurar Jesus (esconde-esconde), a Evangelizadora esconde o boneco de Jesus na sala ao lado, bate na porta e chama a turma para procurar Jesus – a criança que encontra é a próxima a esconder e assim por diante, dentro do tempo disponivel ou enquanto houver interesse pela brincadeira.
Prece de encerramento
Quarto momento - socialização:
Momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.
[Aulas]
|
[Imprimir]