A atualidade do Decálogo

         Prece Inicial

         Objetivo: mostrar aos jovens a necessidade da existência de leis para o melhor convívio em sociedade e a atualidade do Decálogo Mosaico.

         Primeiro momento - sugestão de dinâmica: de forma proposital, o evangelizador começará a explicar a dinâmica de forma desorganizada, isto é, começando por não dividir os evangelizandos em grupos, sendo que a proposta de trabalho desenvolver-se-á em grupos.
         O trabalho consiste em criar Dez Leis (ou regras), para uma melhor convivência em diferentes âmbitos.


         Sugestões: (podem ser ampliadas e/ou modificadas de acordo com a necessidade do grupo)
         - leis para o país;
         - leis para cidadãos;
         - leis para colégios;
         - leis para grupos de jovens.

Posteriormente, solicitar aos evangelizados que eles próprios organizem os trabalhos, podendo se dividir em grupos, ficando cada grupo com um âmbito. O tempo para criarem as leis é de 20 minutos.

         Segundo momento: após criarem as leis (regras), voltam todos para o grande grupo, onde serão discutidas as leis que foram elaboradas. Através de questionamentos feitos pelo evangelizador, os jovens devem perceber que muitas das leis criadas por eles têm semelhanças entre si.

         O evangelizador deve, também, fazer um paralelo das regras criadas com os mandamentos recebidos por Moisés.

         Exemplo de regra criada pelo grupo: respeitar o colega quando está falando. No décimo mandamento do Decálogo encontramos: Não cobiceis..., nem qualquer coisa das coisas que lhe pertençam, ou seja, a opinião alheia.

         Terceiro momento: o evangelizador pode, de forma sucinta, contar um pouco da vida de Moisés, introduzindo questionamentos como:

         Que atitudes devermos ter para que as leis criadas por nós e as leis mosaicas cumpram os seus objetivos?

         Que sentimentos devemos aprimorar para que, por exemplo, na regra não jogar lixo no corredor da escola, tenhamos cada vez mais uma consciência do nosso dever como freqüentadores temporários daquele local? Resposta: trabalhar o egoísmo.

         Conclusão: as leis mosaicas são atuais, porém, devido ao nosso orgulho e egoísmo, ainda temos dificuldades de compreendê-las e trazê-las para o nosso cotidiano.

         Prece de encerramento

         Bibliografia:
         * Apostila da FEB - 1997 - 1º Ciclo da Juventude;
         * O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo I.

         Evangelizadores: Ricardo e Maria Cláudia

         

[Dinâmicas]    |    [Imprimir]