Família - a saúde e colaboração


         Prece inicial

         Objetivos: despertar nas crianças o espírito de colaboração, em casa e em todos os locais em que frequentam: escola, casa de amigos, grupo espírita, fazendo com que relacionem que quando elas colaboram o ambiente fica mais agradável e tranquilo e assim promovem a saúde do Espírito e do corpo físico.

         Primeiro momento: deixar a sala toda desorganizada (papel no chão, cadeiras desarrumadas, Jesus (boneco) em um canto jogado, copos, lápis de cor espalhados, lixeira virada, entre outros), esperar para ver o que os evangelizandos irão fazer.

         Aguardar alguns segundos, se nada fizerem, (sem falar nada) a evangelizadora começa a organizar lentamente, esperando que eles a copiem, se isso ocorrer ir elogiando quem a auxiliar, até que tudo esteja organizado.

         Observação da evangelizadora: foi extremamente lindo, ver a reação que tiveram ao abrirem a porta da sala e se depararem com aquele cenário, eles literalmente travaram e disseram “Quem fez isso, foi o gato?”, mas imediatamente eu disse “Será? Acho que não!”, eles já entraram e começaram arrumar tudo, juntaram os papeis, colocaram tudo em seus devidos locais, foi lindo ver aqueles pequeninos já com o sentimento da colaboração, não precisei pedir, eles fizeram por conta e com alegria.

         Clique aqui para ver uma foto.

         Após este momento conversar com as crianças:

         * O que será que aconteceu aqui?

         * Alguém deve ter esquecido de arrumar a sala semana passada, vocês não acham?

         * O que acontece se não deixarmos as coisas nos seus lugares?

         * Vocês gostam de viver no meio da bagunça?

         * E na casa de vocês como é? Tem bagunça?

         * Vocês ajudam a organizar a casa? O que vocês fazem?

         * E quando vocês fazem alguma tarefa, fazem com alegria, ou emburrados?

         * A mamãe e o papai tem que pedir, lembrar ou vocês fazem por conta própria?

         * Vocês acham importantes as tarefas que vocês realizam? Lembrá-los que todas as tarefas são importantes, pois elas nos educam e nos preparam para as outras tarefas que surgirão ao longo de nossa vida. É muito importante sabermos fazer as tarefas domésticas, pois um dia teremos nossa própria casa e teremos que saber realizar essas tarefas.

         * Frisar: que o lar onde todos contribuem é um lar tranquilo e feliz.

         * Que tarefas podemos realizar em casa (todos devem colaborar com sugestões): retirar os pratos da mesa, arrumar a própria cama, organizar os brinquedos, lavar a louça, separar o lixo, cuidar das plantas e dos animais, guardar o material escolar, guardar roupas e calçados, apagar as luzes, fechar a porta da geladeira, entre outras.

         * Podemos fazer um cartaz com a relação do que as crianças se comprometem em fazer em casa.

         * Relembrar que a colaboração de nossos pais iniciou quando nascemos, nossos pais colaboraram para que mantivéssemos a saúde, nos alimentaram, cuidaram de nós quando estávamos doentes, etc.

         * Jesus, que é nosso Mestre e Amigo, é o colaborador de Deus na Terra, e nos ajuda a evoluir sempre. Devemos aproveitar e valorizar as oportunidades de auxiliar, pois, em todos os lugares há quem aguarde a nossa colaboração.

         Segundo momento: cantar juntos a música Colaboração – Cancioneiro Espírita – www.cancioneiro.com.br, ressaltando que, se cada um deles auxiliar um pouco em casa, não ficará tantas coisas só para a mamãe e/ou o papai fazer.

Colaboração

Cada um faz um pouquinho
Logo tudo fica pronto
Cada um da um tiquinho
Logo pouco fica tanto
Cada um limpa um bocado
Logo esta tudo asseado
Um estende ao outro a mão
Como amigos, como irmãos

         Terceiro momento: atividade Jardim da Colaboração. Levar previamente uma caixa com areia dentro, palitos de picolé com um EVA colado na ponta, vários recortes de figuras com crianças colaborando no lar, cada criança deverá pintar e colar no EVA, após iremos plantar no jardim da colaboração, lembrando-os que todos temos um jardim no nosso lar e, quando auxiliamos em casa, nasce uma florzinha nele, alegrando ainda mais o lar em que vivemos. Sempre que cultivamos bons pensamentos e sentimentos o nosso jardim fica lindo.

         Clique aqui para conhecer o nosso jardim.

         Clique aqui para ver os desenhos que foram utilizados, retirados da internet. A última imagem “Ajudando a mamãe”, foram impressos e recortados somente os desenhos.

         Prece de encerramento

         Sugestão: Jardim.

         Aula enviada pela evangelizadora Raquel, do Grupo Espírita Amigos de Chico, situado em Santo Ângelo, RS.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]