A cidade onde vivemos



         Prece inicial

         Primeiro momento: iniciar a aula com os seguintes questionamentos:

         * Qual o nome da nossa cidade?

         * Qual o nome do nosso estado?

         * Qual o nome do nosso país?

         * Qual o nome do nosso planeta?

         * O que temos de importante na nossa cidade? Hospitais, escolas, praças públicas, casas, ruas, as árvores, flores, os rios, os animais, os templos religiosos.

         * Vocês utilizam os serviços e espaços da nossa cidade? Como? Escolas – estudar – praças – passear/brincar – hospitais – tratar doenças – casa – moradia – ruas – passagens –árvores/flores/rios – oxigênio, trazem beleza e perfume, vida – animais – amigos, companheiros de jornada, ajudam a liberar as nossas ansiedades, estresse , tristezas – templos religiosos – auxiliam na nossa evolução espiritual.

         Segundo momento: contar a história “Respeito às coisas alheias”.

         Terceiro momento: conversar sobre a história.

         * O que Paulinho fazia com as coisas que eram públicas? Ele e seus “amigos” estragavam o patrimônio público. Quebraram o telefone por brincadeira e estragaram os pneus da ambulância por divertimento, entre outras coisas.

         * A atitude de Paulinho era correta? Não.

         * E o que aconteceu com a família de Paulinho quanto precisou utilizá-las? Estavam estragadas e por isto seu pai teve problemas para ser atendido no hospital quando necessitou.

         * Qual atitude Paulinho resolver tomar? Resolveu reparar os seus erros, e prometeu a si mesmo jamais destruir o patrimônio público novamente.

         Quarto momento: conversar sobre o tema da aula.

         * O que podemos fazer para que a nossa cidade fique limpa e bem conservada?

         Colaborar com a manutenção da higiene nas vias públicas, não atirando lixo nas calçadas e bueiros, conservar as placas de sinalização, não estragar as pinturas das casas, dos lugares públicos, das escolas, dos templos religiosos.

         * Também é sinal de respeito conservar os parques e jardins da cidade, os locais públicos de diversão e lazer, pois eles foram criados para melhorar a vida de seus habitantes.

         * Não quebrar as árvores e as flores nas ruas, não chutar os lixos, não estragar os transportes públicos, cuidar na limpeza da nossa casa.

         * Colaborar na manutenção da limpeza e da organização da nossa cidade é obrigação de todos os cidadãos e mais ainda de quem participa da evangelização espírita.

         * A casa espírita faz parte da nossa cidade? Sim. É um patrimônio público? Sim. O que cada um pode fazer para conservá-la? Não riscar nas paredes e mesas, jogar o lixo na lixeira, o papel higiênico no cesto de lixo. Deixar as torneiras sempre fechadas, após usar, apagar a luz ao sair da sala, sentar corretamente nas cadeiras, etc. É um lugar frequentado por muitas pessoas, por isto todos devem colaborar fazendo a sua parte.

         * Lembrar que os nossos pensamentos também ajudam a limpar ou sujar a cidade onde vivemos. Que as coisas boas e ruins que pensamos ficam no ambiente onde vivemos.

         Quinto momento: sugestões de atividades.

         1 - Levar uma caixa com perguntas a respeito do tema da aula e um aparelho de som, de preferência com músicas cantadas por eles na evangelização. Passar a caixinha e deixar tocando uma música, quando o evangelizador parar a música, aquela crianças que estiver com a caixinha na mão, retira uma pergunta e responde, caso não saiba a resposta poderá pedir a ajuda dos colegas.

         Sugestões de perguntas:

         1. Como é a cidade em que você vive?

         2. Quais as belezas e quais as coisas feias de sua cidade?

         3. Qual a maneira que temos de manter a cidade limpa?

         4. Quem é responsável por manter a cidade limpa?

         5. Você sabe o que é pichação? É correto?

         6. Devemos conservar as placas de orientação nas ruas?

         7. Como devem ser conservados os jardins públicos?

         8. O que devemos fazer com o lixo?

         9. Quem deve cuidar das calçadas que ficam em frente à sua casa?

         10. Por que devemos cuidar da nossa cidade?

         11. Quando você anda na rua e come um doce, o que faz com o papel?

         12. O que você pensa das pessoas que riscam e arranham os transportes públicos?

         13. Como podemos cuidar da conservação do Centro Espírita que participamos?

         14. Como devemos utilizar os banheiros públicos?


         2 - Levar um cartaz com adesivos colados representando eles na sua cidade.

         Reforçar que todos somos responsáveis pela conservação da cidade onde vivemos.

         Refazer a pergunta que foi feita no início da aula. O que temos de importante na nossa cidade? Desenhar de forma representativa o que eles responderem, perguntando como eles utilizam. Foi uma atividade muito legal, que despertou a participação de todos os evangelizandos.

         Clique aqui para ver o nosso cartaz.

         3 - Clique aqui para ver sugestão de desenho para pintar.

         Prece de encerramento.

         Sugestão: primeiro ciclo.


         

[Aulas]    |    [Imprimir]