Se fizermos uma pesquisa para descobrir as causas que motivam alguém a procurar uma Casa Espírita, certamente constataremos que a maioria das pessoas busca o Espiritismo quando está com problemas, na esperança de resolvê-los. Serão dúvidas, angústias e dores: doenças do corpo e da alma.
Na Casa Espírita, seja assistindo às exposições doutrinárias ou participando de grupos de estudos, começamos a entender quem somos (espíritos imortais, criados simples e em condições de igualdade para evoluirmos); de onde viemos (viemos de Deus, nosso Pai); para onde vamos (ao encontro de Deus, passando pelas diversas moradas da casa do Pai); por que sofremos (é a lei de ação e reação, nossos atos voltando para os reajustes).
Através do Consolador Prometido por Jesus – o Espiritismo – entendemos que Deus é um Pai amoroso e que só quer o nosso bem. A maior prova disto é a reencarnação, quando temos novas oportunidades de aprendizagem e reparação dos erros cometidos.
E é junto a esse Pai de infinito amor e misericórdia, que faz a chuva beneficiar justos e injustos e o sol brilhar para os bons e para os maus, que devemos buscar proteção em todos os momentos da nossa existência.
Por maiores que sejam os nossos problemas: desemprego que desarmonizou o lar; doença em um familiar ou em nós mesmos; envolvimento dos filhos com drogas; separação do casal; desencarne de uma pessoa amada, devemos sempre recorrer a Deus em busca de amparo e proteção, para que tenhamos forças para enfrentar e superar as dificuldades que se apresentam.
Tudo na nossa vida tem um porquê. Talvez seja a nossa fé que está sendo testada ou a paciência, a resignação, o desapego aos bens materiais ou quem sabe a autenticidade do nosso amor.
Não podemos esquecer que Deus é o soberanamente bom, justo e generoso, e está sempre a nos amparar através do guia espiritual que nos acompanha diuturnamente.
O que acontece, às vezes, é que perdemos o endereço de Deus; e nessa perda reside a causa de todos os males terrenos. Ao esquecermos de buscar o refúgio, a proteção em Deus, com certeza nossos problemas parecerão maiores e mais pesada a nossa cruz.
E qual o caminho para encontrarmos Deus?
O caminho infalível é a oração. Orar glorificando o Pai, agradecendo tudo o que temos: a família, à saúde, a casa, as roupas, o alimento… E pedir ajuda, seguindo o ensinamento: “Ajuda-te que o céu te ajudará”. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 25, item2)
Mas orar com o coração, com os sentimentos e não somente com palavras proferidas da boca para fora. O Espiritismo nos auxilia muito nesse propósito, eis que nos permite uma fé raciocinada e nos oferece esclarecimento e consolo. Orienta-nos a fazermos a nossa parte através da oração e da reforma íntima, trocando os vícios morais pelas virtudes “…ajunteis tesouros no céu que a traça e a ferrugem não corroem, nem os ladrões roubam…” (Mt 6,19)
Fazer a nossa parte e entregar o restante nas mãos de Deus, confiando que se as coisas não saíram como gostaríamos é porque não é o melhor para nós. O que recebemos é exatamente o que merecemos e precisamos.
Jaqueline Nascimento