Certamente, todos nós já tivemos oportunidade de encontrar alguém portador de uma deficiência física ou mental, uma pessoa que tenha nascido assim ou que tenha se tornado durante a vida, em decorrência de doenças ou acidentes.
E, talvez, nessa oportunidade nos perguntamos: -Deus não é justo? Onde está a Justiça Divina? Por que existem portadores de necessidades especiais? É o acaso? Ou são eles Espíritos endividados, cheios de erros e débitos de vidas passadas?
Muitos são os que dizem: “São Espíritos em tremenda expiação, estão pagando algo!”
Esse julgamento está ligado a Moisés e à Lei de Talião “olho por olho, dente por dente” e não condiz com os ensinamentos de Jesus.
Para melhor entendermos essas situações, seus porquês, é necessário que olhemos os dois ângulos, como se fosse uma moeda, com seus dois lados.
Talvez seja realmente um Espírito endividado, irmão nosso, com muitos erros no passado e que hoje, pela Justiça Divina, recebeu um corpo imperfeito para que, através das dificuldades que precisa enfrentar por causa do corpo com limitações, consiga melhorar, resgatar seus erros e aproveitar esta encarnação resignando-se, superando-se e evoluindo.
Lembremo-nos, acima de tudo, que não nos cabe julgar esse irmão, se ele errou ou não. Será que somos perfeitos, que nunca erramos? Quem sabe, quantas vezes já passamos por situação idêntica! Como disse Jesus: “Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.” (Jo, 8,7).
Os deficientes são pessoas que precisam do nosso auxílio, do nosso carinho e amor e não do nosso julgamento.
Mas queremos ressaltar o outro lado da moeda: a possibilidade de serem eles Espíritos corajosos.
Uma criança deficiente, muitas vezes, já nasce rejeitada. Os familiares podem pensar: “Por que aconteceu justo comigo?”
Mas, ao mesmo tempo, ninguém oferece mais amor, quando se trata de um Espírito que pediu, que escolheu voltar à Terra nessas condições e aceitou o desafio para acelerar sua evolução ou da família.
Analisando, sob o entendimento do Espiritismo, compreendemos que os deficientes são Espíritos que se conscientizaram antes da reencarnação de suas necessidades interiores e aceitaram o desafio, para equilibrar ou acelerar a própria evolução, de seus familiares e, talvez, da sociedade.
Não é por acaso que uma criança nasce nessas condições. Com certeza, todos os membros daquele lar estão ligados por laços muito fortes de outras existências e precisam enfrentar essa situação para juntos evoluírem.
Lembremos das palavras de Jesus: “Não cai uma folha da árvore sem que o Pai que está no céu permita.” Os deficientes, sejam eles de nascimento ou não, enfrentam dificuldades enormes; muitas vezes, até para satisfazer as mais elementares necessidades, como respirar, comer, falar, expressar os sentimentos e andar.
Muitos são Espíritos corajosos, que apesar das dores e dificuldades, querem aprender mais e mais. São lições de vida para todos nós. Para quem possui um corpo perfeito, certos atos são simples e praticados sem que a pessoa se aperceba dessa simplicidade, enquanto para os portadores de necessidades especiais isso é difícil ou muitas vezes impossível.
A senhora Maria Helena Salgado, fundadora do Lar Escola São Francisco, uma das mais conceituadas instituições de São Paulo para crianças paralíticas, convidada para falar no encerramento de um Congresso Internacional de Reabilitação de Deficientes Físicos disse: “ À noite, cansada das tarefas do dia, quando me preparo para deitar, tiro os meus sapatos. Então me lembro dos meus meninos do Lar Escola: eles tiram suas pernas. Comparo-me a eles e me sinto pequena diante da força, da coragem e do amor pela vida que eles demonstram.”
O Espiritismo, por ser uma doutrina que esclarece e consola, ensina-nos a compreender a vida, os nossos problemas (desemprego, dificuldades financeiras, doença, morte de um familiar…), as aparentes injustiças, explicando que, como Espíritos imortais, somos hoje o resultado de ontem e seremos amanhã o que estamos produzindo hoje.
Conheça o Espiritismo. Estude a Doutrina Espírita e encontre as respostas que procura.
Jaqueline Nascimento