O escritor espírita Izaias Claro1 em sua obra intitulada Ansiedade – Como prevenir e superá-la, afirma “Não reclame dos obstáculos à sua frente. Aprenda a bendizê-los, porque guardam eles a missão de lhe ensinar sabedoria, paciência, bondade, como também, a missão de lhe proporcionar o desenvolvimento da inteligência e as técnicas de superação. Não fossem os obstáculos, você permaneceria, indefinidamente, no estágio onde se encontra”.
Quem, alguma vez já não reclamou das dificuldades, dando a entender que a única pessoa que está sofrendo é ela mesma. No entanto, basta dar uma olhada para o lado e ver que os obstáculos que tem a enfrentar são pequenos perto do que passa o nosso irmão. Deus não coloca sobre os ombros fardos mais pesados do que podemos suportar.
Por isso, seja perseverante e siga o teu caminho, com certeza essas provas devem ter sido escolhidas por você mesmo, antes de reencarnar.
Há coisas na vida que só o tempo para resolvê-las. Não que ele resolva, mas sempre temos essa impressão. Por que o que hoje parece um grande problema, amanhã o seu tamanho poderá ser visto de outra dimensão e entendimento. Precisamos sim, administrá-los e transformá-los em ferramentas que venham a contribuir com o nosso progresso e crescimento.
Os obstáculos surgem em nossas vidas para reavivar a nossa fé em Deus, que não nos abandona jamais e que testa a capacidade que temos para a luta e a perseverança.
É um desafio que deve ser vencido, sem que o desânimo amanheça conosco. Mesmo quando nossos esforços forem vistos com indiferença, existirá sempre uma força maior, que auxiliará a nos livrar das aflições, tornando-nos muito mais fortes, capazes de superar o obstáculo com alegria, pois subimos mais um degrau na grande escalada da evolução.
“Na vida de todo o homem, várias vezes a Justiça Divina coloca os tesouros da oportunidade, que são franqueados para a conveniente utilização, pouco importante que se chamem de dor ou alegria, poder ou posição, amor ou soledade, escravidão ou liberdade, de que devem munir os espíritos para a sábia aplicação, de cuja conduta resultarão os cometimentos futuros e as futuras alegrias”2.
Neste estágio evolutivo em que nos encontramos, todos os instantes são uma valiosa contribuição que deve ser aproveitada, para o nosso próprio bem. A vida na Terra não é mais do que uma oportunidade evolutiva, e as mais diversas situações, em que enfrentamos em nosso dia-a-dia é o resultado da própria condição espiritual de cada um de nós.
Itamar Stadtlober
1CLARO, Izaias. Ansiedade – como prevenir e superá-la. São Paulo, Mythos Editora, 2010.cap.XVI. p.111.
2FRANCO, Divaldo. 100 Reflexões Filosóficas e Cor Local nos Romances Mediúnicos de Victor Hugo. Salvador, BA: LEAL, 2009. p. 47-48. cap. XII.