O Centro Espírita e o trabalhador

            Um Centro Espírita é um local de consolo e esclarecimento. É também um lugar de serviço voluntário de encarnados e desencarnados, através de passes, palestras, atendimento fraterno, evangelização infanto-juvenil, além de outros serviços de amparo para os desequilíbrios espirituais. 

            Para que esses trabalhos ocorram é necessária uma estrutura no plano material que inclui um local, bens móveis, pagamento de água, luz, aluguel, entre outros encargos sociais. Quase sempre são poucas as doações recebidas por frequentadores e colaboradores anônimos, em dinheiro ou em tempo, fazendo com que muitas vezes existam dificuldades econômicas e de pessoas que se disponham a trabalhar em prol do próximo e de si mesmas.

            Há diversas atividades para serem realizadas em cada Casa Espírita, e não há tarefas melhores ou maiores, todas são necessárias e importantes. Além disso, sempre mais de uma pessoa deve saber realizar cada tarefa, porque espírita também adoece, viaja, desencarna e a tarefa deve permanecer sendo realizada, apesar da ausência do trabalhador.

            Cada espírito tem suas potencialidades e pode se dispor a auxiliar, inicialmente, pelo que melhor sabe fazer, adquirindo experiências e conhecimento para desempenhar outras tarefas com o passar do tempo. Se todo espírita esperar até ter “conhecimento doutrinário suficiente” ou aguardar até “estar em condições de proferir uma palestra” ou então “poder ser responsável por um departamento”, talvez muitos nunca se sintam em condições de trabalhar. Porém, é importante, além da disposição em ajudar, que o voluntário participe de um Grupo de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, a fim de compreender melhor o Espiritismo e ter o auxílio necessário para trabalhar sua reforma íntima.

            Servir com amor faz bem ao trabalhador, ao próximo e a causa espírita. As oportunidades de trabalho estão em todos os Centros Espíritas, nas mais diversas áreas, cabendo a cada um dispor-se a realizar a sua parte.