Uma das Leis Morais que Kardec registrou em “O Livro dos Espíritos” é a Lei do Trabalho.
Trabalho é toda ocupação útil e lícita, remunerada ou não. Assim, sempre que nos dispomos a ocuparmo-nos de alguma coisa ou de alguém, incluindo o serviço voluntário, estamos trabalhando em prol de nós mesmos.
Através do trabalho prevenimos a estagnação e a atrofia do corpo e da mente, provemos nosso sustento material e evoluímos através do convívio com diferentes situações e pessoas.
Também o descanso, ao final de uma jornada é essencial para revitalizar nossas energias e proporcionar qualidade e equilíbrio as nossas tarefas diárias.
Todos os ofícios e profissões são necessários e importantes para a manutenção e o desenvolvimento das sociedades, desde os mais simples, até os mais complexos, os que exigem mais esforço. O fundamental é que cumpramos sempre nossas tarefas com dedicação, boa-vontade e amor, aproveitando a oportunidade que o trabalho proporciona de nos sentirmos dignos, úteis e parte do progresso da humanidade.
Lembremos que a evolução intelectual, moral e espiritual, através do trabalho exterior – as profissões – e do trabalho interior – nossa reforma íntima – é o destino de todos nós.