“Uma sociedade sem esperança, sem fé no futuro, é como um homem perdido no deserto, como uma folha seca que vagueia à feição dos ventos.”
Jesus foi portador de uma mensagem de consolação e de esperança, concitando todos a crer em Deus: “Pedi e será dado; buscai e achareis; batei e será aberto. Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, se abre” (Mt. 7, 7-8); na humanidade: “Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial.” (Mt 5,48) e; em si próprio: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14). O Mestre procurou despertar em cada criatura suas potencialidades, ensinou esperar e confiar e mostrou que a fé é o combustível que move as montanhas que obstaculizam nossa caminhada em direção à luz.
Porque crer em Deus? Quem crê em Deus tem a certeza de que a providência divina dá a cada um segundo suas necessidades, assim aceita as dificuldades e de forma consciente e resignada trabalha confiando que o futuro será melhor para aquele que se dispõe a renovar-se pelo esforço e pela renúncia.
Quem acredita em Deus perdoa, pois sabe que a justiça divina não falha e todos os erros serão reparados ao seu tempo, independendo da ação do ofendido.
Pela fé em Deus é possível aguardar que o tempo se encarregue de fazer com que a ordem e a justiça se estabeleçam neste mundo onde o orgulho e o egoísmo ainda estão presentes nas ações da maioria das criaturas.
Só consegue amar quem busca Deus que é a fonte de todo o amor e quanto maior for esse amor mais próximo estará Dele. Quem confia em Deus age segundo a Sua vontade e assim encontra a paz possível neste mundo que é a consciência tranqüila do dever cumprido.
A confiança em Deus produz a calma e a paciência, virtudes que produzem a lucidez necessária para se planejar a vida e direcioná-la para os reais propósitos da existência física.
Só se torna humilde quem sabe que nada pode sem Deus, que tudo que realizou só aconteceu porque os emissários do Criador o sustentaram e impulsionaram.
Porque crer nos homens? É certo que não podemos ignorar a falta de valores morais com que muitos conduzem suas vidas, no entanto, o erro e o mal que ainda vigem na superfície da terra são transitórios. Todos os seres que estão ligados a este planeta um dia, segundo suas próprias construções, chegarão à perfeição. Assim, é preciso acreditar na capacidade de renovação de cada um, pois todos são criados para a perfeição, embora muitos estejam temporariamente estacionados e a margem do progresso que acontece, mesmo que seja de forma lenta e gradativa. Por isso, também faz parte do nosso roteiro de vida ajudar a todos a se desvencilharem de suas amarras e seguir adiante no rumo da iluminação.
Porque acreditar em si? Quem acredita nas suas potencialidades sabe que tem a possibilidade de transformar sua vida para melhor, sem esperar que os outros ou as circunstâncias se modifiquem. Quem confia, caminha com absoluta segurança, pois tem a certeza que chegará ao resultado esperado. A autoconfiança torna o espírito mais forte e capaz para vencer os desafios que a vida oferece como oportunidades de amadurecimento e crescimento na escala evolutiva do ser.
Porém, não basta apenas acreditar, é necessário compreender e agir de acordo com o que se acredita.
Cleto Brutes
1DENIS, Leon. Depois da Morte. 20. ed. Rio [de Janeiro]:FEB, 1997. p. 104.