Voz da Consciência (A)

“Onde está escrita a lei de Deus?    – Na consciência.” ¹

            A inadiável reforma íntima é o justo caminho para o crescimento espiritual.

Querer ser um Espírito de elevada condição moral é desejo que, embora não faça parte de toda a humanidade, pela inevitável Lei do Progresso ², passará a ser aspiração da maioria.

Entre o querer e o fazer há uma distância muito longa que deve ser percorrida pelo Espírito. O labor que eleva a alma a condições superiores requer vontade firme, renúncias dolorosas, disciplina exemplar, conscientização e prática dos propósitos assumidos.

Na interiorização, conhecer-se é princípio básico para “libertar-se da ignorância, adquirir domínio e poder perante si mesmo.

Essa viagem ao mundo íntimo exige preparo e exercício, sem os quais poderá ser infrutífera e repleta de motivos para o desânimo.” ³

Iniciando pelo autoconhecimento, a renovação segue pela autodeterminação no enfrentamento das imperfeições íntimas adormecidas ou em atividade.

Ouvir a voz da consciência sem subterfúgios ou evasivas é difícil, mas necessário processo educativo.

Existe na Internet uma maravilhosa ferramenta: os sites de pesquisa. Basta colocar a palavra ou o termo que se deseja pesquisar, que o site faz todo o serviço para o internauta, cabendo a ele apenas ler o que procura.

voz interna é semelhante a esse recurso tecnológico, basta saber utilizá-la. Por exemplo: em uma situação desagradável, quando não se manteve o equilíbrio necessário, a pessoa que deseja melhorar-se, durante suas meditações e reflexões, faz uma busca no seu íntimo e verifica o porquê do desconforto ou da intransigência frente a tal circunstância. Se for demonstrado o orgulho arraigado, a vaidade extremada, a inveja pertinaz ou o melindre pernicioso, aí está o ponto crucial no qual o indivíduo deve esmerar-se para o trabalho de reforma íntima.

A consciência é o elo de ligação com a Divindade. É ouvir ecoar a Sua Voz dentro de si.

Para se reconstruir é necessário primeiramente derrubar as paredes do orgulho e egoísmo. Quando bem executada e concretizada, essa nova construção do Espírito será fonte de excelentes resultados no auto-aprimoramento.

1 KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 83. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 2002. questão 621.
2 _________. Idem. Parte III . Cap.8
3 OLIVEIRA, Wanderley S. Mereça Ser Feliz. Pelo Espírito Ermance Dufaux. 6. ed. Belo Horizonte (MG): Inede, 2004. Cap.XII. p. 71.