Tratamentos espirituais

O homem apresenta-se constituído por três partes: o Espírito (princípio inteligente da criação), o perispírito e o corpo carnal.

            Cada uma dessas partes interage com as outras por campos de forças específicos. De tal forma que uma alteração em uma das partes reflete-se nas outras.

            Sendo o mais denso, o corpo manifesta, fisicamente, os desequilíbrios vibratórios do espírito por condução através do perispírito. Esses desequilíbrios podem ter origem em experiências de vidas anteriores ou na presente existência, derivados de pensamentos em desalinho, pelas emoções desgovernadas, pela mente pessimista e inquieta.

            As emoções em desequilíbrio causam enfermidades e as preocupações do ser doente favorecem o desajuste das emoções, criando um círculo vicioso de complexa solução.

            Uma vez instalada a doença, devem ser aliados tratamentos médicos e espiritual adequados, para a recuperação física e cura da dissonância vibratória do espírito.

            Na assistência espiritual a prece, a água magnetizada, a psicoterapia do Evangelho e a terapêutica do passe oportunizam alívio, calma, superação e esclarecimentos que, muitas vezes, auxiliam à recuperação e a cura.

            É preciso, porém, evitar que, aproveitando-se da dor alheia, médiuns ou locais, dizendo-se espíritas, cobrem pela assistência espiritual, negando o preceito de que “devemos dar de graça aquilo que de graça recebemos”.

            A recuperação orgânica e a cura (recomposição e equilíbrio de funcionamento das engrenagens mais delicadas da constituição celular), solicitam uma mudança de comportamento, a fim de eliminar o mau hábito que causou o desequilíbrio físico. Quando essa transformação não ocorre, a recuperação é apenas temporária e a mesma enfermidade ou outra doença acontece algum tempo depois, pois as atitudes que enfermizam a alma permanecem aguardando esforços de superação.

            De um modo geral, as doenças devem ser encaradas como momentos de reflexão, facultando ao homem um despertamento quanto às suas imperfeições que devem ser trabalhadas nos embates da vida, para que um ser pleno conquiste a saúde física por equilíbrio do Espírito.

            Toda assistência espiritual é um ato de religiosidade e fé, não dispensando o tratamento médico ou psicológico.