Terapias Espíritas III

“… a nossa tarefa neste Templo de Amor não é a de realizar prodígios no campo da cura (…) é impressindível esclarecer e iluminar consciências.”1

1 – O que são terapias espíritas?

São procedimentos que visam a elevação do padrão vibratório e a mudança de atitudes e pensamentos, auxiliando no reequilíbrio espiritual, e consequentemente, na recuperação da saúde. Porém, como somos seres espirituais, reencarnados em um corpo físico, a assistência espiritual não dispensa o acompanhamento médico e/ou psicológico.

2 – Quais são as terapias espíritas?

Prece: forma de contato com Deus, com Jesus e com os amigos espirituais, que estimula as potencialidades internas, fornecendo apoio e luz para vencer as dificuldades;

Passe: transmissão de energias pelo passista e/ou diretamente pelos Espíritos;

Atendimento Fraterno: diálogo onde se busca ouvir, consolar e esclarecer, com base nos postulados da Doutrina Espírita;

Água Magnetizada: aplicação pela espiritualidade de propriedades terapêuticas e salutares na água;

Evangelho no Lar: momento semanal em que a família se reúne para orar e estudar os ensinamentos de Jesus;

Palestra Pública: exposição dos ensinamentos de Jesus, com o objetivo de consolar e esclarecer à luz do Espiritismo;

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita: estudo contínuado e em grupo das obras básicas da Doutrina Espírita.

3 – É possível melhorar apenas com as terapias espíritas?

Devemos buscar a terapêutica específica na medicina terrena, adequada ao caso, tendo a consciência de que a saúde do corpo está diretamente ligada ao equilíbrio espiritual. Assim, mudando a atitude equivocada que ocasionou o desequilíbrio, é que acontece a real cura. Quando não há uma transformação moral verdadeira, a recuperação física pode ser temporária, pois as doenças têm suas causas nos desequilíbrios espirituais.

4 – O que é e qual a importância da reforma íntima no reequilíbrio psicossomático?

Reforma íntima é o processo benéfico, necessário e contínuo de autoconhecimento; é o resultado do esforço que cada um faz para ter pensamentos e atitudes voltadas para o bem, conforme ensinado por Jesus. Elevando o padrão vibratório do ser espiritual, superando as mazelas morais, através da mudança de atitudes, é que acontece o equilíbrio espiritual, que tem como conseqüência a saúde do corpo físico.

“A tarefa de Jesus não era a de curar os corpos, mas sim a de salvar as almas.”2

1 – 2 FERRAZ, Luis Antônio. Na Seara do Bem. Pelo Espírito Antonio Carlos Tonini. 2. ed. Votupotanga, SP: DIDIER, 1997. p. 107.