Sobre os pensamentos

 1 – Qual a origem dos pensamentos?

            Os pensamentos vêm do Espírito, sendo o cérebro o instrumento físico a processá-los enquanto estamos encarnados. Como Espíritos imortais, somos responsáveis pela qualidade dos nossos pensamentos, disciplinando as emoções que deles decorrem.

            “O pensamento é força viva e atuante, porque procede da mente, que tem a sua sede no ser espiritual, sendo portanto a exteriorização da Entidade eterna.” Joanna de Ângelis (livro Desafios e soluções)


            2 – Que benefícios trazem os pensamentos positivos?

            O pensamento é conduzido pela vontade, sendo a realidade de cada um resultado dos seus pensamentos ao longo do tempo. Assim, com pensamentos positivos, nossas atitudes tendem a ser positivas, fazendo com que andemos em direção à porta estreita do bem. Importante orar e vigiar também os pensamentos, sendo otimista, e realizando a reforma íntima, que inclui uma mudança psíquica para melhor. Além disso, essa higienização mental influencia na saúde e no equilíbrio do corpo e do Espírito. 

            “Na qualidade do pensamento que emitimos, que cultivamos e que recebemos dos outros, aceitando-os ou não, está o “mistério” da saúde ou da doença, da paz ou do desequilíbrio.” Suely Caldas Schubert (livro Obsessão e desobsessão). 


            3 – Como podemos sintonizar com os bons Espíritos?

            Elevando o padrão vibratório dos pensamentos, através de atitudes como:

            * orar, pois a prece harmoniza e eleva a vibração;

            * realizar a caridade, que é a ginástica da alma, deixando de lado a insensibilidade e a acomodação;

            * substituir os pensamentos negativos por positivos. No início, é importante escolher um pensamento que será usado para substituir os pensamentos negativos como, por exemplo, agradecer a Deus por algo, mudando, assim, o padrão vibratório;

            * vigiar pensamentos, palavras e atitudes, a fim de evitar a maledicência, os julgamentos, as discussões, os programas que incentivam a violência, a descrença, o egoísmo. Importante selecionar o que se assiste na TV, no cinema, e que tipo de jogos e atividades são utilizados nos momentos de lazer por adultos e crianças;

            * adquirir bons hábitos: leituras edificantes, palestras que oportunizem uma reflexão positiva, bem como procurar a companhia daqueles que possuem também o firme propósito de agir e pensar no bem, a fim de fortalecer o ideal, incentivando-se mutuamente.

            * compreender e aceitar que a real mudança somente ocorre quando o ser se compraz em realizar o bem, compreendendo que essa nova realidade vibratória trará menos sofrimentos e mais felicidade.