Princípios da Doutrina Espírita

 EXISTÊNCIA DE DEUS – Deus é eterno, único, imaterial, imutável, soberanamente justo e bom. Deus criou a matéria que constitui os mundos; também criou os seres que chamamos de Espíritos e que são perfectíveis por sua natureza.

EVOLUÇÃO – O universo, criado por Deus, está em constante evolução; nele nada regride, tudo se aprimora. O ser humano é, em essência, um ser espiritual que está predestinado à perfeição relativa, mas que deve obtê-la por seus próprios méritos, através de encarnações sucessivas, em diferentes mundos.

REENCARNAÇÃO – A vida espiritual é a vida normal do espírito: ela é eterna; a vida corpórea é transitória e passageira: é apenas um instante na eternidade. O espírito não consegue, em uma única existência, adquirir todas as qualidades morais e intelectuais necessárias ao seu aprimoramento; Deus, em sua infinita bondade, permite aos espíritos, a cada nova encarnação, corrigir erros passados e superar imperfeições.

SOBREVIVÊNCIA DO ESPÍRITO – O ser humano é formado de *espírito: princípio inteligente onde residem o pensamento, a vontade e o senso moral; *corpo físico: envoltório material e grosseiro que coloca o espírito em relação com o mundo exterior; *perispírito: envoltório fluídico, leve, que serve de laço entre o espírito e o corpo. A morte é a destruição do corpo físico, como alguém que se despoja de uma roupa velha que já não lhe serve mais; mas apenas o corpo material morre, o espírito continua vivo, guardando com ele tudo o que vivenciou e aprendeu enquanto encarnado.

COMUNICABILIDADE ENTRE ESPÍRITOS ENCARNADOS E DESENCARNADOS – Sobrevivendo à morte do corpo físico, o espírito prossegue vivo, dotado de sua individualidade e conservando afetos e desafetos nos planos material e espiritual. Através dos sonhos e da mediunidade, os espíritos desencarnados podem se manifestar aos encarnados através da visão, da audição, da escrita, refletindo seus interesses e necessidades, consolando ou perseguindo. Eles se manifestam utilizando os fluídos de pessoas denominadas médiuns. O intercâmbio espiritual é uma constante entre as criaturas, em uma verdadeira interação entre os mundos físico e espiritual.

PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS – Os espíritos povoam diferentes mundos, espalhados pelo universo, de acordo com seu grau evolutivo. Assim, há inúmeros planetas (primitivos, medianos e superiores) que são habitados por diferentes classes de espíritos, de acordo com suas necessidades evolutivas e seus méritos.