Pequeno roteiro de vigilância doutrinária

Estude seriamente a Doutrina Espírita. Uma leitura atenta das obras básicas do Espiritismo lhe dará fortaleza, que nasce na convicção racional, a fim de manter um padrão de equilíbrio compatível com as necessidades evolutivas.

Consulte freqüentemente a Codificação Kardequiana. Nos livros fundamentais você encontrará os recursos para conduzi-lo com valor em todas as situações. Revise os ensinos espíritas, inseridos em “O Livro dos Espíritos” sempre que deseje firmeza doutrinária.

Alargue os horizontes doutrinários com a literatura mediúnica. No entanto, recorde os fundamentos Kardecistas para ser lógico e sentir com discernimento.

Faça dos livros espíritas seus melhores conselheiros. Selecione, todavia, os autores, mantendo a diretriz do “bom senso” e a independência de exame que norteou o eminente Missionário Lionês (Allan Kardec).

Receba com cuidado as “conclusões” de pesquisadores apressados em matéria doutrinária e não se deixe seduzir pelas “revelações” do Mundo Espiritual. Zele pelo Espiritismo não propagando informes sem comprovação. Allan Kardec continua atual e irrepreensível. Recorde a austeridade e o discernimento com que ele examinava as informações que procediam de todo o lugar.

Não aceite as explicações simplistas, sobre temas espíritas. Pesquise sem cessar. O que hoje parece nebuloso, amanhã ressurgirá, após exame cuidadoso, com aspecto novo e claro. Por isso estude as obras do Codificador com espírito de indagação e sede de esclarecimento.

Viva, cada dia, como um verdadeiro espírita, sendo hoje melhor do que ontem e amanhã mais cristão do que hoje, porque o verdadeiro espírita, como esclarece Allan Kardec, é um verdadeiro cristão.

Assim fazendo, você descobrirá que o Espiritismo que lhe aquece a vida é sol de abençoada luz, clareando-o por dentro.

Baseado em texto recebido via Internet.