Passe (O)

“O Passe é uma transfusão de energias psíquicas”. (Emmanuel)

No Passe, as energias espirituais e humanas (magnéticas) fluem da espiritualidade e das pessoas que se propoem à doação, no auxílio e no reequilíbrio das forças debilitadas, nos desgastes físicos, emocionais, mentais e espirituais do assistido.

O Passe já era utilizado como terapia de auxílio desde antes da vinda do Cristo. Jesus usou inúmeras vezes da imposição das mãos levantando sofredores, aliviando dores. Por ser um espírito puro, profundo conhecedor das leis da natureza, o Mestre foi quem mais se serviu das potencialidades energéticas de cura, mas sempre asseverando: “Vá, e não peques mais, para que algo de pior não te aconteça”, afirmando que as causas e as curas para as dores dependem das atitudes da cada um.

Em O Livro dos Médiuns (item 131), Allan Kardec afirma que o homem encarnado pode atuar sobre a matéria elementar, podendo modificar-lhe as propriedades, dentro de certos limites. O Passe, como transmissão de forças psíquicas, tem essa capacidade de auxílio, sendo que essa faculdade as pessoas possuem em grau mais ou menos elevado.

J. Herculano Pires diz: “O Passe Espírita é simplesmente a imposição de mãos, usada e ensinada por Jesus, como se vê nos Evangelhos”.

Na casa espírita se pratica dois tipos de Passes:

* Passe Espiritual: os espíritos irradiam energias diretamente sobre os beneficiados (não há a presença do passista)

* Passe Misto (ou Mediúnico): com a presença do trabalhador passista

energia dos espíritos (magnetismo espiritual) + energia do passista (magnetismo humano)

Para quem irá receber o passe, seja ele espiritual ou misto, recomenda-se algumas atitudes:

Fé no que vai se receber +

Recolhimento interior +

Respeito =

RECEPTIVIDADE (para receber todas as energias necessárias para o seu reequilíbrio)

Se a pessoa agir com:

Ironia + descrença + atitude antifraternas + preocupações materiais = REFRATARIEDADE (as energias não penetram no seu íntimo)

Aconselha-se que durante o Passe, o assistido permaneça em oração, pois a prece, além de abrir os canais mentais para o recebimento das energias fluídicas, eleva o padrão vibratório,aproximando-nos da espiritualidade superior.

Fonte: Fluidoterapia – Centro de Treinamento e Estudo (FERGS)