Paciência (A)

Jesus viveu em uma época de muitos conflitos. Em determinada oportunidade, Simão Pedro buscou o Mestre para uma conversa mais íntima a fim de saber como proceder, preocupado que estava com toda sorte de ameaças que estavam sofrendo, situação que poderia prejudicar a obra de divulgação do Evangelho.

Amélia Rodrigues1 reproduz os ensinamentos que Jesus transmitiu a Simão naquela oportunidade:

“A paciência dar-nos-á inspiração e força para agir com discernimento e sem precipitação. (…) Com paciência conseguiremos provar a excelência da nossa luta.Os lutadores do mundo são desesperados, passam em atroada ensurdecedora, destroem e ameaçam semeando ódios e lutas sem qualquer razão. A paciência prova o homem e comprova-lhe os valores ante as vicissitudes que deve superar. (…) O Sol incansável devora a noite cada manhã, enquanto ela, paciente, retorna, diminuindo o calor do dia, mil vezes, sem cansaço. (…) A paciência harmoniza e reconforta, porquanto o Pai não tem pressa e prossegue trabalhando até hoje, enquanto eu também trabalho. Com paciência, a agressão passa, a dificuldade muda de lugar, o problema se resolve, o sofrimento se transfere, as incompreensões se aclaram. As lutas se pacificam e o amor triunfa. A paciência é bênção de Deus pelo caminho por onde avançamos. Confiemos e esperemos. A paciência nos dará a palma da paz a benefício de nós mesmos.”

Muitos séculos se passaram e um trabalhador do Cristo, através da Doutrina Espírita, proclama: “Sede pacientes. A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas. Outra há, porém, muito mais penosa e, conseguintemente, muito mais meritória: a de perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem à prova a paciência. A vida é difícil, bem o sei. (…) O fardo parece menos pesado, quando se olha para o alto, do que quando se curva para a terra a fronte. (…) Coragem, amigos! Tendes no Cristo o vosso modelo. (…) Sede, pois, pacientes, sede cristãos. Essa palavra resume tudo.” (um Espírito Amigo2 – Havre,1862).

Ainda hoje os cenários de lutas e aflições não se alteraram muito, mas a solução proposta por Jesus continua sendo a melhor: “Tendo paciência”. Essa foi a resposta que Ele, confiante na vitória do bem, ofereceu ao preocupado Simão.

A cada um cabe trabalhar e persistir nos esforços em busca de dias melhores, com paciência, pois a paz desejada está a caminho, o mundo melhor vem sendo estruturado, o bem é a bandeira de muitos corações e o mal, gradativamente, está deixando de ser mais divulgado que as boas ações.

Deus comanda o Universo e Jesus, o nosso planeta, portanto, nada temos a temer. Com coragem, esperança e paciência (a ciência da paz) sigamos em frente, pois tudo converge para o bem, e até o mal serve de instrumento do progresso.

Cleto Brutes
1FRANCO, Divaldo. Há flores no caminho. Pelo Espírito Amélia Rodrigues. 7. ed. Salvador, BA:LEAL, 2004, cap. 4.
2KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 112. ed. Rio [de Janeiro]:FEB, 1996. cap. IX. Itens 7.