Leis Universais

 O que são Leis Universais? São leis naturais, criadas por uma Inteligência Suprema que, não importando o local nem a dimensão em que se encontram, obedecem aos mesmos princípios e atingem a todos.

Deus, a causa primária de tudo, criou as Leis Universais perfeitas e imutáveis para o equilíbrio e harmonia dos universos e dos seres que os habitam.

Na atualidade, as ciências, principalmente a Física, dedicam-se ao estudo da GUT (iniciais inglesas para Teoria da Grande Unificação), buscando promover a unificação do conjunto de fenômenos, aparentemente diversos entre si, mas que são, de fato, aspectos de uma mesma coisa.

Galileu Galilei foi o primeiro a formular a teoria de que todos os fenômenos físicos do universo obedecem as mesmas leis (“Simetria Galileana”), seguido por Isaac Newton, Faraday, Ampère e muitos outros.

Quando observamos o simples brinquedo dos patinhos imantados, que se movimentam em uma bacia com água, sob a ação do imã, compreendemos que aí também se encontram os segredos dos mecanismos do universo e do movimento dos planetas, pois as leis universais manifestam-se desde as pequenas até as grandes coisas.

Tanto as leis físicas, como as lei morais possuem o princípio da universalidade. A reencarnação, a lei de causa e efeito, a lei de evolução através do amor são Divinas, imutáveis e atingem a todos. Sábio é aquele que procura descobrir as leis e segui-las.

Quem não entende a necessidade de amar a Deus e ao próximo, vive em atribulações, até compreender que fomos criados pelo Amor, para amar.

Quem não percebeu o valor do perdão, sofre as conseqüências do ódio e acentua as suas dificuldades.

Quem acredita que pode burlar as Leis Divinas, como burla as leis dos homens, está fadado a ter que recomeçar inúmeras vezes até compreender que Deus é a Sabedoria Absoluta.

Quem exercita o bem, auxilia os sofredores, pratica o perdão, enfim, quem AMA, sente-se amado e gratificado com o amor que distribui. Compreende que a lei do Amor é universal e o único meio de atingirmos a felicidade que almejamos.

Fontes: O Livro dos Espíritos, (conclusão) Allan Kardec
Filosofia Espírita (Volume III), João Nunes Maia/Miramez (espírito)
Editora Espírita Cristã Fonte Viva
Revista Presença Espírita Janeiro/Fevereiro 2002 – Editora LEAL