Leis Morais – Lei do Trabalho (As)

 Trabalhar é preciso? A partir do conceito de que toda ocupação útil é trabalho, entendemos que trabalhar é uma lei natural e que todos seres vivos estão em atividade. E que Deus também trabalha, conforme elucidou Jesus. O trabalho torna o espírito útil a si e aos outros, e a ocupação de cada um varia de acordo com suas aptidões, ou seja, sua evolução intelectual e moral.

Deus quer que trabalhemos? Sim, porque trabalho não é castigo, mas sim oportunidade de progresso, de evolução, e conseqüentemente busca da felicidade. É através do trabalho que acontece o progresso do ser humano, pois o trabalho visa conservar o corpo e desenvolver o pensamento; também através da convivência com outras pessoas há um crescimento pessoal e coletivo, pois uns aprendem com os outros.

Como trabalhar? Todo trabalho honesto dignifica o ser humano, bem como todas as profissões são importantes para a manutenção da sociedade. Deve-se trabalhar com amor pelo que se faz, e com a certeza de que, com o seu esforço e exemplo, cada um constrói um mundo melhor.

Descansar também é importante? O repouso é uma lei natural. Cada qual deve conhecer seus limites, consciente de que descansar oportuniza condições para o trabalho produtivo. Além, disso, cada um é responsável pelos excessos que cometer ou exigir de seus subordinados.

E o desemprego? É possível manter-se útil sem trabalho remunerado, mantendo-se ocupado na ação do bem, com esperança e otimismo. Importante confiar no Pai, mas também se atualizar em sua área de trabalho, procurar uma nova colocação no mercado e manter-se em aprendizado constante.

Como ter trabalho para todos? À medida que a sociedade evolui, a educação moral dos indivíduos tornará possível, através de variadas formas, a existência de ocupação para todos. Assim, é através da educação do caráter, que é o conjunto dos hábitos adquiridos que se transformará a sociedade.

Claudia Schmidt
Referência:
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 83 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002. questões 674-685.