Nossa casa

1

Grupo Espírita Seara do Mestre

O Grupo Espírita Seara do Mestre (GESM) está situado em Santo Ângelo, noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, cidade com cerca de 80.000 habitantes e distante 450 km da Capital – Porto Alegre.

Em junho de 1989 iniciaram-se as atividades com um grupo de estudo da Doutrina Espírita.

O compromisso perante a Espiritualidade de fundar-se uma Casa Espírita foi assumido em 03 de agosto de 1989, quando começaram as palestras e demais atividades ao público. A assembleia de fundação e aprovação do Estatuto ocorreu em 10 de janeiro de 1990.

Todas as atividades desenvolvidas na Casa são realizadas buscando torná-la uma Escola de Almas e um núcleo de renovação humana que contribua para a melhoria social e humana.

Atualmente, o GESM oferece sessões públicas diariamente, com exposições doutrinárias, passes e o atendimento fraterno, que se inicia meia hora antes das palestras públicas:
– nos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras às 20 horas;
– nas terças e quintas-feiras às 14 horas;
– nos sábados às 15 horas.

Estão em funcionamento atualmente vinte e sete grupos de Estudo do Espiritismo em diversos horários; três Grupos Mediúnicos, na segunda, quarta e sexta-feira; nas terças-feiras, às 19h, acontece o estudo da série A VIDA NO MUNDO ESPIRITUAL de André Luiz e nas quartas-feiras, às 18h, temos o grupo que estuda a série psicológica de Joanna de Ângelis, ambos são grupos de estudos complementares.

Nas quartas-feiras, pela manhã, às 9h30min acontece A Hora do Evangelho, grupo de estudos aberto de O Evangelho segundo o Espiritismo e, a partir das 14h, realiza-se o Grupo de Estudos dos Mensageiros Espíritas, com visitação aos lares que as solicitam para a Implantação do Evangelho no Lar, a residentes em asilos ou casas de repouso, visitas a enfermos nos hospitais, bem como assistência às pessoas enfermas em suas casas, que não podem deslocar-se até ao GESM, levando-lhes a mensagem espírita e o auxílio através do passe.

Nas segundas-feiras, das 14 às 16 horas, realizam-se atividades de evangelização junto ao presídio regional de Santo Ângelo.

Atualmente a Área de Assuntos da Família (AFA) mantém em funcionamento dois ciclos de pais:
– Ciclos de Pais I – sábados das 14h30min às 15h45min.
– Ciclo de Pais II – quintas-feiras das 14h às 14h45min.

Aos domingos, às 10 horas, pela Rádio Santo Ângelo (930 KHZ) a livraria do GESM patrocina o programa “Momento Espírita”, com mensagens de esclarecimento e consolo, dentro da visão da Doutrina Espírita, e das 9 às 13 horas, mantém uma banca de livros espíritas junto ao Brique da Praça (feira de artesanato e diversos produtos que acontece todos os domingos na praça Leônidas Ribas).

O GESM desenvolve atividades de Assistência e Promoção Social, dando amparo material e espiritual a mais de 150 famílias assistidas através de orientação evangélico-doutrinária espírita. Após recebem almoço, bem como o auxílio material com doação de roupas, alimentos, óculos, próteses dentárias e utilidades domésticas. Realizam-se diversas oficinas tais como: costura, tricô, confecção de acolchoados, pintura e aulas de reforço escolar para as crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem. O grupo de gestantes recebe orientações e o enxoval para o bebê. Mantemos o Bazar Solidário, com comercialização de roupas e alguns outros itens à comunidade em geral, por preços módicos, que revertem integralmente para as ações da área

A Evangelização Infantil para bebês e crianças, acontece às quintas-feiras e aos sábados à tarde.

A Evangelização dos Jovens é realizada aos domingos às 18h45min.

Às sextas-feiras, às 18h realizam-se os ensaios do grupo de teatro “Seja o que Deus quiser”, sob a coordenação da UME/Santo Ângelo.

O GESM é responsável pelo DISQUE ESPERANÇA – fone (55) 3313-1553 – um serviço de mensagens gravadas de esperança e valorização da vida, durante as 24 horas do dia, que desde novembro de 1997 vem auxiliando as pessoas buscam superar algum momento difícil ou desejam uma mensagem de estímulo par ao dia-a-dia.

Desde novembro de 1998, o Grupo Espírita Seara do Mestre edita, mensalmente, o periódico Seara Espírita, uma publicação que visa divulgar a Doutrina Espírita, esclarecendo e consolando, atualmente com uma tiragem de 10.000 exemplares, que são distribuídos através de assinaturas para diversos Estados do Brasil.

O GESM também publica o BIS – Boletim Informativo Seara, que, mensalmente, traz a programação das atividades do Grupo e do Movimento Espírita da região e apresenta uma mensagem psicografada no seu editorial.

Junto à Casa funciona a Livraria Espírita Allan Kardec, aberta de segunda a sábado das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h e em todos os horários das demais atividades, com vendas e empréstimos de livros, cd’s e dvd’s.

Desde julho de 2010, o GESM coordena o Clube do Livro “Chico Xavier” com a distribuição de livros espíritas em três núcleos: adulto, jovem e infantil, que são entregues diretamente aos sócios e repassados às diversas Instituições Espíritas parceiras no RS e em SC.

Nas quintas-feiras, a partir das 19h, funciona junto ao GESM as atividades do “Grupo Apoio Fraterno”, de mútua ajuda à dependência química, com atendimento a dependentes e codependentes, que é de responsabilidade da AME – Associação Médico Espírita, núcleo Santo Ângelo, numa parceria com o GESM para o uso de suas instalações físicas.

Venha visitar-nos. Sua presença será motivo de muita alegria!

2 9 3 6 8 7 5 4

 


 


Diretoria do GESM triênio 2016/2018
Presidente: Antonio Augusto Chaves do Nascimento
Vice-presidente Administrativa: Adriana Pizzutti dos Santos
Vice-presidente Doutrinária: Cláudia Johann Scholl
1ª Secretária: Jaqueline Chaves Nascimento
2ª Secretária: Marly de Andrade Milke
1° Tesoureiro: Gil Gindri
2ª Tesoureira: Karin Steinmetz

Conselho Fiscal
Titulares:
Luis Albiero – Marcelo Silveira – Nelson Almeida
Suplentes:
Marcos Huber – Denizard B. Freitas – Lúbia Amaral

Ainda compõem a Diretoria Executiva os seguintes Diretores de Área:
APSE – Assistência e Promoção Social: Rosa Marcondes
AIJ – Infância e Juventude: Angela Munareto Brutes
ACOM – Comunicação: Claudia Schmidt
AFA – Família: Liamara Cunha do Nascimento
AM – Mediunidade: Luis Roberto Scholl
AEE – Estudo do Espiritismo: Cleto Brutes