Honestidade

Honestidade tem a ver com ética, confiança, respeito, verdade, bom senso. Ninguém possui essa virtude pela metade ou parcialmente; quem é honesto, tem sempre essa atitude, independente da situação.

A sociedade, auxiliada pela mídia, equivocadamente difunde idéias como a de que ser honesto é ser ingênuo; que não é errado ser “esperto”, independente dos malefícios que a esperteza possa causar aos outros; que não há conseqüências quando se engana alguém. Porém, a verdade é um valor sempre atual e quem é desonesto mente para os outros e para si mesmo.

A honestidade envolve não apenas bens materiais, mas também a maneira como são tratados os familiares, amigos, colegas: sem falsos elogios, sem maledicência, lembrando o dizer de Jesus: Seja o teu falar sim, sim; não, não.

A desonestidade acarreta incerteza, desconfiança, sensação de culpa, imediata ou posterior. A verdade, ao contrário, proporciona paz de espírito e consciência tranqüila.

A honestidade é um hábito a ser perseguido, admirado e valorizado. Ela eleva a auto-estima e é o caminho certo para a evolução. Ser honesto é sempre a melhor e única atitude.