Evangelizar-se É Preciso!

 O Espiritismo, entendido como filosofia, deve ser um modo de viver e não apenas uma crença. Kardec comenta que os espíritas imperfeitos “compreendem-lhe a parte filosófica, admiram a moral daí decorrente, mas não a praticam”. Assim, há muitos indivíduos que se intitulam espíritas, mas não conhecem o Espiritismo, ou se o conhecem não o praticam, não o vivenciam, não o utilizam como instrumento de mudança de atitudes.

Muitas vezes, estamos bastante envolvidos em nos intelectualizar e pouco conscientes de que nossa evangelização deve ser prioridade. Conforme Emmanuel: “para doutrinar basta os conhecimentos intelectuais do Espiritismo; para evangelizar é necessária a luz do amor no íntimo. Na primeira bastarão a leitura e o conhecimento; na segunda é preciso vibrar e sentir com o Cristo”.

Por evangelizar-se, deve-se entender em aplicar a moral de Jesus, sem hipocrisias, sem falsidades, mas com o esclarecimento que a Doutrina Espírita nos proporciona.

Na imortalidade do espírito, devemos desenvolver nossas potencialidades, que se resumem em duas “asas”: oconhecimento e o amor, sob o risco de, se desenvolvermos apenas uma delas, não alçarmos vôos maiores, que poderíamos almejar.

Nos ensinamentos dos Espíritos Superiores, “amai-vos e instruí-vos”, está a base da evolução. O ideal é que isto ocorra simultaneamente, o que muitas vezes não acontece. No mundo atual, valoriza-se ao extremo o desenvolvimento intelectual em detrimento do crescimento espiritual e moral. Para as nossas crianças, devemos estimular a busca do conhecimento, não esquecendo de ensiná-las o caminho do coração.

A felicidade que almejamos para nós e para os nossos, não será conquistada com o acúmulo de bens materiais, mas com o autoconhecimento, com a busca incessante da reforma íntima e com a prática do amor e da caridade.

evangelização infantil que as Casas Espíritas oferecem é um dos caminhos que nos auxiliam na educação moral de nossos filhos.

Busquemos esse recurso tão valioso. Mas não esqueçamos que é através da nossa própria evangelização e do nosso exemplo que estaremos destacando a importância do crescimento espiritual.