Espiritismo

O Espiritismo, doutrina que oficialmente surgiu no mundo em 18 de abril de l857, foi codificada por Allan Kardec, com O Livro dos Espíritos. O livro contém l019 perguntas respondida por uma plêiade de espíritos, comandada pelo Espírito de Verdade, cumprindo a promessa de Jesus que nos enviaria o Consolador (João, 14:15, 17 e 26).

O Espírito de Verdade chama a cada um de nós a observarmos a Lei Divina e orienta-nos: “Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; instrui-vos, eis o segundo”.

A nossa grande responsabilidade é buscar o esclarecimento que a Doutrina Espírita nos oferece, pois, só vamos aprender a interpretar sem erros e respeitar as Leis de Deus conhecendo-as.

Kardec, na questão 621, de O Livro dos Espíritos, indagou:

– Onde está escrita a Lei de Deus?

– Na consciência, foi a resposta.

É a nossa consciência que nos alerta quando erramos ou quando prejudicamos o nosso próximo. Quando aquela voz interior diz que não está certo esse comportamento: é a lembrança da Lei de Deus.

Além de a Lei Divina estar escrita na nossa consciência, temos as orientações de Jesus; “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; esse é o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos”.

Cabe a cada um de nós buscar relembrar as Leis já escritas na consciência, através do estudo que nos leva a uma fé raciocinada. A fé embasada no conhecimento dará condições para a aplicarmos na nossa conduta diária, na vida em família, no trabalho, em sociedade.

No prefácio de O Evangelho Segundo o Espiritismo o Espírito de Verdade diz: “…é chegada a hora das coisas serem restabelecidas no seu verdadeiro sentido…”. Nos convida a assumirmos a nossa tarefa, fazendo a vontade do Pai.

O conhecimento que o Espiritismo proporciona nos encaminha para Deus. Jesus nos mostrou que a verdadeira felicidade só alcançaremos através da evolução espiritual e que chegaremos lá vivendo de acordo com as Leis Divinas de Amor e Caridade.