Espiritismo Não é “Coisa do Demo”!

 A Doutrina Espírita respeita todas as religiões, esclarecendo que todos somos irmãos, filhos do mesmo Deus Pai, independente da crença que escolhemos.

Como espíritas não rotulamos nenhum segmento religioso e esclarecemos que a Doutrina codificada por Allan Kardec não é coisa do demônio. Ao contrário, ela possui como alicerce os ensinamentos morais do Cristo e seus adeptos procuram viver os preceitos de Jesus em sua máxima amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Cremos que fora da caridade não há salvação (salvação no sentido de evolução, rumo à perfeição relativa) e que devemos fazer ao próximo o que gostaríamos que nos fizessem.

Os espíritas devemos nos esforçar para evoluirmos moralmente, através da prática do amor fraterno, da caridade, solidariedade, perdão e superação de nossas mazelas morais. Assim, como rotular de “coisa do demo” uma Doutrina que prega a paz, o perdão, o amor? Lembremos o Mestre Jesus: “Pelos frutos conheceis a árvore”.

Os Grupos Espíritas são núcleos de estudo e oração; escolas de formação espiritual e moral; postos de atendimento a todos que procuram orientação, esclarecimento, auxílio ou consolação; oficinas, onde se exercita a caridade e se estuda o Evangelho de Jesus; recantos de paz, proporcionando aos seus freqüentadores refazimento espiritual e união fraternal, através da prática do amai-vos uns aos outros.

Alguns cultos e religiões se autodenominam Espiritismo quando na verdade não o são. O Espiritismo não adota a queima de velas e incensos; não realiza “trabalhos” ou magias; não cultua imagens, santos, estátuas; não realiza oferendas e não tem rituais.

A Doutrina Espírita é religião, filosofia e ciência e se fundamenta nos ensinos morais do Cristo e nas cinco obras básicas codificadas por Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

Não devemos manifestar opinião sobre algo que não conhecemos ou não entendemos. Todas as religiões sérias conduzem a Deus. Respeitemo-nos mutuamente, praticando a fraternidade e o amor universal, como filhos de Deus que todos somos.

Claudia Schmidt
Adaptado de OLIVEIRA, Alkíndar de. Espiritismo, coisa do demo? in:______. O Espírita do século XXI. São Paulo – SP: Editora Bezerra de Menezes, 2001.