Doutrina Espírita e as Inteligências Humanas (A)

Considerando o homem como um ser com potenciais multi-fatoriais a desenvolver, a Doutrina Espírita influencia e estimula aos seus simpatizantes a atuar em todos os campos da inteligência tornando o processo reencarnatório uma universidade para o crescimento do indivíduo.

Quem adentrou à Doutrina e a reconheceu como uma filosofia prática a ser seguida, abandona a mesmice e o comodismo e procura sempre novos horizontes do conhecimento.

É necessário ao Espírita conhecer as ciências e seus aspectos evolutivos, pois como Kardec afirmou, em nenhum ponto o Espiritismo deve estagnar onde a ciência humana avança. Deverá ter compreensão de filosofia, para entender o verdadeiro sentido da vida e das reencarnações.

Estudar a história da humanidade e das religiões, para perceber o progresso que o ser humano já adquiriu comprovando a Lei de Evolução. Aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa, na pedagogia preparando-se para ser monitor em grupos de estudo.

Auto-estimular o conhecimento de psicologia humana para atuar consolando corações atormentados no serviço de atendimento fraterno ou a espíritos desorientados nos grupos mediúnicos. Pesquisar as teorias de comunicação e marketing, procurando tornar a Doutrina acessível, ao alcance de todos. Aprender a redigir artigos e textos, com temas espíritas, para jornais e periódicos. Tornar-se estudioso da oratória para servir na exposição doutrinária. Entender de economia, de liderança, quando chamado a servir como dirigente espírita. Enfim, os potenciais que a Doutrina Espírita nos proporciona são infinitos, em todas as áreas do conhecimento humano.

Mas, além do campo intelectual, o principal incentivo é ao aprimoramento MORAL. A compreensão das Leis Morais (principalmente na 3ª parte de O Livro dos Espíritos e em O Evangelho Segundo o Espiritismo), da Lei de Causa e Efeito, da reencarnação, levam o homem ao entendimento de si mesmo e do próximo, estimulando-o a reformar-se internamente, substituindo os aspectos negativos que ainda possui, por atitudes nobres, tendo sempre como modelo e guia Jesus.