Começar de Novo

        Parcela numerosa de pessoas vivem com conflitos internos e debatem-se com sentimentos de culpa, por erros que identificam em suas vidas.

A Doutrina Espírita esclarece-nos que sendo a criatura uma obra inacabada, rumo à perfeição relativa, é comum que tenha equívocos porque ainda não compreende Deus, nem a real finalidade e dimensão da vida.

Erra-se por ignorância, fraqueza, condicionamento ou viciação, acomodação e até por prazer infeliz, quando, já tendo consciência da atitude negativa, compraz-se no erro.

Essas atitudes contínuas levam os indivíduos aos conflitos, à angústia e ao tédio. A dor que se segue a atitudes equivocadas é a terapêutica Divina que nos faz despertar de uma atitude infeliz, dentro do ensinamento de que o plantio é livre mas a colheita é obrigatória.

Quando erramos, desequilibramo-nos integralmente: alma, pensamentos, emoções e organismo físico.

Deus não quer nosso sofrimento e para que o equilíbrio seja restabelecido dá-nos oportunidades de recomeçar, mas assumindo as conseqüências dos desequilíbrios causados em nós, em tudo e todos que nos cercam.

Desejando começar de novo é indispensável uma mudança real, sendo o arrependimento o primeiro passo, para prosseguir-se com novas forças e ideais para a ação na vida diária. O arrependimento tem somente a função de nos dizer: Você errou! Mas se a pessoa estaciona no sentimento de remorso, de culpa, tortura a si mesmo, diminui a sua auto-estima e comete um segundo erro. O arrependimento sem ação de renovação, de auto-perdão, de esforço concreto e contínuo de reconstrução de pensamentos e atitudes não completa-se.

Além do que diz o adágio popular: “Errar é humano, perdoar é Divino, …”, corrigir os erros é que é o grande aprendizado do espírito imortal em estágio nesta escola terrena.

A proposta inicial de Jesus concitava a um auto-exame, de como cada um era, do que desejava e quais as alterações que se deveria propor, ante a promessa de um novo amanhã, mais feliz e sem tropeços.

Quando em contato com alguém enfermo do corpo e/ou da alma Jesus recomendava: “Vai e de futuro não tornes a pecar para que não te aconteça nada pior…”

Jesus estava dizendo-nos: o teu sofrimento foi causado por atitudes infelizes, se tornares a repetir o erro as conseqüências serão maiores porque agora você já sabe, se errar não será mais por ignorância.

Emmanuel, espírito orientador do médium Chico Xavier, afirma: “A reencarnação é o perdão de Deus para conosco.” Entretanto, de uma forma muito lúcida, alerta-nos que não devemos adiar nem perder as oportunidades porque “Hoje é o dia mais importante da nossa vida.”

Referências:
Dias Venturosos – Divaldo Franco por Amélia Rodrigues LEAL
Como Superar os Erros – Izaias Claro – Edijem