Amai-vos e Instrui-vos

Para entender é preciso conhecer. Para conhecer é preciso estudar. Para o estudo ser educativo é preferível realizá-lo em grupo.

Para que a Doutrina Espírita possa ser bem entendida é necessário que ela seja estudada profundamente. Isso evita confusões entre o Espiritismo e outras religiões e permite compreender o potencial que seu conhecimento e, principalmente, sua vivência podem proporcionar à humanidade.

O estudo da Doutrina Espírita em Grupos de Estudo Sistematizado – ESDE – é muito importante e deve estar presente em todos os Centros Espíritas. Através do aprendizado, que esclarece e consola, fortalece-se a fé e a divulgação da Doutrina; também trabalhadores são preparados, conhecendo, entendendo e aprimorando sua contribuição na tarefa.

A meta deve ser que todo trabalhador, de qualquer setor da Casa Espírita, participe de um Grupo de Estudos; que nenhum Grupo Mediúnico funcione sem que seus médiuns estudem, contínua e sistematicamente, a Doutrina Espírita; que nenhum trabalhador, freqüentador ou interessado fiquem sem se esclarecer.

Participar de um grupo de estudo Doutrina Espírita é mais produtivo do que ler em casa, sozinho, tirando conclusões isoladamente. Em grupos, além do auxílio espiritual e da convivência fraterna, sempre há melhores condições de esclarecer dúvidas através de uma orientação adequada; também se evitam interpretações errôneas e falta de suporte emocional e de estímulo para continuar o processo de aprendizado.

Ninguém sabe tudo, aprendemos sempre, portanto os trabalhadores devem participar, continuamente, de um Grupo de Estudo. E todos podem cooperar para o bom andamento do estudo, auxiliando a esclarecer, pesquisando em obras de autores reconhecidamente espíritas, vibrando para o bom andamento dos trabalhos.

Através do estudo sistematizado se dissiparão os preconceitos, dogmas, mediunismos, melindres, sofismas, desvios doutrinários. Esclarecendo, pela fé raciocinada, e incentivando a prática das Leis de Amor há o melhoramento de todas as atividades desenvolvidas dentro e fora dos Centros Espíritas.

No conselho oferecido pela Espiritualidade Superior: Amai-vos e instruí-vos, o amor deve estar embasado no conhecimento das Leis Divinas, para que ambos, conhecimento e amor, juntos, alavanquem a evolução espiritual da humanidade.